Buscar no site

Procon de São Paulo divulga lista com sites a serem evitados durante a Black Friday

Plataformas listadas receberam reclamações de consumidores, mas não responderam ou não foram encontradas pelo órgão

Jovem Pan

  • 24/11/22
  • 14:00
  • Atualizado há 73 semanas

Para ajudar consumidores a não se tornarem vítimas de golpes durante a Black Friday, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo disponibilizou uma lista com mais de 40 sites que os usuários devem evitar durante as compras.

Segundo o órgão, as plataformas citadas foram alvo de reclamações de consumidores e foram notificadas pelo Procon-SP, mas não responderam ou não foram encontradas. A lista completa pode ser conferida pelo site do órgão.

Mais de 700 reclamações foram registradas pelo Procon de São Paulo em 2021
Mais de 700 reclamações foram registradas pelo Procon de São Paulo em 2021

No ano passado, foram registradas mais de 700 reclamações durante o período. Os principais motivos de reclamação dos compradores foram atrasos na entrega, não recebimento do produto, cancelamento de pedido, mudança de preço ou indisponibilidade do produto ou serviço adquirido.

Além disso, o Procon-SP informou que as empresas que mais receberam reclamação durante 2021 foram grandes plataformas como Americanas, Submarino, Shoptime, Sou Barato, Casas Bahia, Pontofrio, Extra, Magazine Luiza, Carrefour e Etna.

"Ao comprar pela internet, o consumidor deve estar alerta para a existência de sites e perfis de redes sociais falsos ou aqueles que oferecem ofertas enganosas. Os dados do fornecedor devem ser checados antes de qualquer compra ou contratação -observar se a empresa tem endereço físico, consultar o CNPJ no site da Receita Federal e verificar se foi criada há poucos dias são medidas importantes. O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor, não deve clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens. É ele quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais", orienta o Procon-SP.

Além disso, o Código de Defesa do Consumidor prevê que o comprador tem direito à devolução do item adquirido em até sete dias da compra ou da entrega, sem cobrança de valor.

Receba nossas notícias em primeira mão!