Buscar no site

SP aplica 1ª vacina contra Covid para criança em menino de 8 anos

Xavante Davi Seremramiwe é a primeira criança vacinada do Brasil. Expectativa do governo é imunizar 4,3 milhões em três semanas

G1

  • 15/01/22
  • 08:00
  • Atualizado há 114 semanas

O Governo de São Paulo aplicou, nesta sexta-feira (14), a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da campanha de vacinação infantil em uma criança indígena de 8 anos. A campanha, que abrange a faixa entre 5 e 11 anos, teve início no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A expectativa do governo é vacinar 4,3 milhões de crianças em três semanas. O governador João Doria (PSDB) acompanhou o começo do processo.

O menino Davi Seremramiwe, de 8 anos, criança indígena da etnia Xavante, de Mato Grosso, foi a primeira criança brasileira a receber a vacina da Pfizer, no mesmo local em que foi imunizada contra a Covid-19 a enfermeira Mônica Calazans no dia 17 de janeiro de 2020. O garoto está São Paulo para realizar um tratamento de saúde.



Filho do cacique Jurandir Siridiwe, Davi vive em Piracicaba, no interior de São Paulo, com a antropóloga Fernanda Veigas, para fazer tratamento contra uma doença genética. "Davi simboliza o início de uma nova etapa no enfrentamento à Covid-19 e, assim como ele, outros 4,3 milhões de crianças de 5 a 11 anos também estarão protegidas contra o coronavírus no estado", afirmou o governador.

"Estou muito feliz por ser pai do David, que tomou a primeira dose, e [que ele> possa ser exemplo para a criançada no país e que amanhã possamos termos alegria e sorrisos. Que a criançada tenha vacina para ser todo mundo vacinado", afirmou o cacique Jurandir, pai de Davi.

O governador Doria afirmou também que o Instituto Butantan possui 15 milhões de doses de imunizantes contra a Covid para começar a vacinação de crianças. Segundo o governador, numa escala maior do que a prevista pelo Ministério da Saúde. "Na próxima semana, temos a expectativa de que a Anvisa possa liberar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos com a vacina do Butantan, a CoronaVac."

O estado de São Paulo, explicou Doria, tem capacidade para vacinar 250 mil crianças por dia. "Treinamos todos os profissionais de 5,2 mil postos de vacinação para, a partir de hoje, vacinar 4,3 milhões de crianças em três semanas", disse. "Se tivéssemos começado a imunizar imediatamente após a aprovação da Anvisa, todas as crianças do Brasil estariam imunizadas com pelo menos uma dose."

Eduardo Ribeiro, secretário-executivo estadual da Saúde, informou que o estado recebeu, nesta sexta-feira, 234 mil doses do imunizante da Pfizer que serão utilizadas para a vacinação de crianças com comorbidades, deficiências, crianças indígenas e quilombolas - que representam um total de 850 mil. Essa fase ocorrerá entre 14 de janeiro e 10 de fevereiro. A partir da segunda semana de fevereiro, haverá uma abertura por faixa etária.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos