Buscar no site

11° Princípio básico: Exigência ou disciplina

  • 10/11/10
  • 23:00
  • Atualizado há 701 semanas

Por Suely Bertholdo

AMOR-EXIGENTE

É uma proposta de educação destinada a pais e orientadores, como forma e prevenir e solucionar problemas com seus filhos.

11° Princípio básico: Exigência ou disciplina"Nós o amamos, mas não aceitamos o que você está fazendo".

É PRECISO DETERMINAR E ESTABELECER AS REGRAS DA CASA QUE TODA A FAMÍLIA DEVE SEGUIR.

11° Principio é organizador

O Amor deve ser exigente. O Amor sem exigência humilha, subestima a capacidade do outro retribuir o carinho e atenção que recebe. O Amor sem exigência não é amor-pleno, incondicional, mas sim amor-covardia, pois não enfrenta as situações do dia a dia, não põe limite nas arbitrariedades do filho, por comodismo, medo ou outras razões quaisquer.

O filho somente se sente seguro, valorizado e amado quando os pais tem regras pré determinadas e claras,que delimitam as atividades para a própria segurança e proteção do ente amado.

A disciplina é essencial tanto na nossa vida familiar, pessoal e profissional. Devemos ensinar e orientar nossos filhos que o nosso direito e liberdade não podem ferir o direito e liberdade das outras pessoas.

Para formar cidadãos éticos os pais devem viver realmente esse princípio, bem como todos os outros princípios balizadores do AMOR-EXIGENTE, orientando e organizando a vida em família e a própria vida.

A família precisam oferecer a criança condições de desenvolvimento físico e emocional saudáveis, um lar seguro, um lugar de calmaria para onde eles sempre possam voltar, tanto nos momentos difíceis quanto nos momentos de alegria. Pequenas mudanças, refletidas e bem direcionadas são importantes para o equilíbrio familiar.

Seu filho não pediu para nascer… Mas você também não pediu para que ele fosse como é; vocês foram colocados um na vida do outro e têm - cada qual a seu modo - direitos e deveres.

E isso não pode ser causa para conflitos, muito menos para auto e mútua destruição.

Os filhos é que devem se adequar ao modo de vida da família, e não a família toda passar a viver em função de um único membro, que não coopera e quer ser o centro das atenções. Os pais devem tentar de todas as formas controlar o comportamento inadequado do filho, inclusive oferecendo a ele suporte profissional (médicos, psicólogos, psiquiatras, freqüentar grupo de apoio (Amor-Exigente), internação, etc).

Mas quando nada mais adianta, nada mais surte efeito, quando o limite físico e emocional dos pais é extrapolado e o filho não se adequou as regras e exigências da família, então o filho deverá escolher o próprio caminho e suportar as conseqüências do seus atos, vivendo por sua própria conta e risco.

O Amor-Exigente define como idade adulta o momento em que o jovem assume a responsabilidade de se sustentar financeiramente. Sendo dono de sua vida, pode fazer com ela o que bem quiser, mas deve aceitar que não será financiado... Seus pais não o ajudarão a manter uma vida que não aprovam.

Os pais têm o direito de ser felizes, independentemente da escolha do filho... Têm o direito de viver em paz, tranqüilidade, harmonia, depois de tantos anos de lutas.

Os pais e familiares do dependente devem freqüentar um grupo de Amor-Exigente, para trocar experiências, ouvir sobre outros casos semelhantes e sobre os desfechos e soluções encontradas por outros pais.

Devem fazer planos próprios, viver as próprias vidas, apesar do filho/desafio. Nenhum pai em são consciência ofereceu droga ao próprio filho. Não devem se culpar ou culpar outras pessoas, arrumar desculpas para o comportamento inaceitável do filho, nem tampouco viver ao redor e em função apenas do filho/desafio, mas encontrar forças para viver dignamente a vida, o dia a dia, tanto no âmbito pessoal como no profissional.

Não é justo que apenas uma pessoa possa influir tão negativamente e de forma tão devastadora na vida de uma família toda. Pois a escolha de vida depende de cada um de nós. Cada um sabe do que precisa ou o que pode agüentar.

Não deixem que a timidez, o medo, a vergonha e a culpa os imobilizem.

Os pais devem fazer algo por si mesmo, por sua família, pelo filho com problema. E o grupo será a força para mudar os pais e o filho impossível, incontrolável ou viciado. Para terem sucesso, é importante que avós, tios, padrinhos e vizinhos entendam sua atitude e não se coloquem uns contra os outros, pondo a perder todo o esforço e desgaste dos pais para a reorganização e reintegração familiar. Acolher o jovem, nesse momento, só vai funcionar se as regras, os deveres e os direitos forem iguais aos estabelecidos pela família.

É importante também ter coragem e confiança, fé e espiritualidade, crendo num Deus que nos ama e que nunca nos abandona.

Amor não é se envolver com a pessoa perfeita, aquela dos nossos sonhos.

Não existem príncipes nem princesas.

Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos.

O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser. (Autor desconhecido)

FORÇA - FÉ - E ALEGRIA!!!

Participe!

O GRUPO AMOR-EXIGENTE SE REÚNE AS QUARTAS-FEIRAS, ÁS 20 HORAS.

AVENIDA PARAGUAÇU N° 58, PARAGUAÇU PAULISTA, SP.

Suely Bertholdo - Voluntária do Grupo Amor Exigente

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais