Buscar no site

A Nova Aliada da Dieta "TAPIOCA"

  • 20/03/15
  • 14:00
  • Atualizado há 474 semanas

Para preparar a tapioca é preciso prestar atenção aos ingredientes do recheio, para que não se transforme em uma opção muito calórica. "Os melhores recheios são atum, frutas, queijos brancos, carnes magras (como peito de peru e frango desfiado). Ou ainda pode-se misturar doce e salgado, como semente de chia, cottage e mel. E se preferir, somente com sabor doce, recheada com pasta de gergelim, banana e amaranto, grão rico em proteína e que possui aminoácidos.A chia é um diferencial na receita, fazendo com que o preparo fique ainda mais saudável. "A adição de chia, muito rica em fibras, ajuda a diminuir o índice glicêmico no sangue e em vitaminas do complexo B, importantes para o sistema nervoso central e doenças cardíacas"

Já os ingredientes que levam muitos corantes, como ketchup, mostarda e maionese, devem ser evitados, assim como o doce de leite e o chocolate, que são mais calóricos. Na hora do consumo, os líquidos também devem ser evitados. "O recomendado é nunca consumir líquidos durante as refeições, pois eles aceleram o processo de saciedade. Se possível, tome um suco ou chá, meia hora depois".

No entanto, é preciso ter cuidado com o excesso na hora de consumí-la, pois 50 gramas da massa tem 70 calorias. "Sugiro comê-la como uma refeição, podendo ser no café da manhã, almoço ou jantar. O ideal é apenas uma tapioca por dia, nada em excesso faz bem ao organismo".

Preparo da massa de tapioca com menos calorias

Compre a goma de tapioca e peneire

É importante utilizar frigideira antiaderente

Não acrescente açúcar ou sal à massa

A frigideira deve ser posta em fogo baixo, mas não deixe esquentar demais

Não necessita de gordura. Se optar, pode-se acrescentar manteiga ou óleo, mas não é indicado

Ponha 2 colheres (sopa) da farinha da tapioca. Se precisar, utilize uma peneira para distribuir uniformemente e evitar "caroços"

Assim que a massa estiver grudando no fundo, desgrude-a e não vire

Acrescente o recheio e feche para que forme a "meia-lua"

RECHEIOS PODEM SER:

filé de frango desfiado,abobrinha refogada,atumna água light,com alface,tomate e uma fatia de presunto,ou com queijo branco,enfim o que vai mandar no valor calórico é o recheio portanto pense em um recheio saudável.

Mônia Fadel

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também