Buscar no site

Análise do Evento: UFC 163

  • 06/08/13
  • 08:00
  • Atualizado há 555 semanas

*Por Felipe Fantacussi

Bem sabe o ser humano que é necessário algo que o tire da inércia. Por mais que você sinta vontade de fazer algo, ainda assim é preciso aquele último empurrão para fazer acontecer, e foi exatamente isso que ocorreu comigo durante esse fim de semana. Logo após a última luta do UFC 163, a vontade de escrever algo sobre o assunto apareceu com todas as forças, e aqui estou eu para dar início a esta empreitada.

Nada melhor então, do que começar com o dito evento que, se não foi o melhor de todos, ao menos proporcionou algumas boas lutas e uma boa dose de polêmica.



Card Preliminar: Destaques

-Na primeira luta do evento o brasileiro Viscardi Andrade mostrou um bom desempenho e nocauteou logo no seu primeiro round no UFC, mostrando o seu potencial. Ainda existe muito que melhorar em seu jogo, mas já fica evidente o poder de nocaute do paulista.

- Serginho Moraes mais uma vez mostrou toda a sua habilidade no jiu-jitsu e finalizou também no primeiro round, garantindo assim sua segunda vitória seguida na organização. Resta saber se seu jogo em pé consegue acompanhar o nível de sua luta agarrada, ou pode acabar atrapalhando suas pretensões de subir na categoria.

- Já Vinny Magalhães, outro especialista na arte suave, acabou sofrendo sua segunda derrota seguida, mas desta vez com um diferencial, ela veio com apenas 14 segundos de luta. Quem teve de ir ao banheiro acabou se contentando apenas com o replay, mas, convenhamos se deu melhor quem não viu este vexame. Vinny agora corre sérios riscos de ser cortado da organização.

- Amanda Nunes se tornou a primeira brasileira a vencer uma luta no UFC ao derrotar a alemã Sheila Gaff ainda no primeiro round. Atualmente sétima no ranking da organização, ela tem boas chances de subir ainda mais e, quem sabe, desafiar a queridinha do patrão (e de muito marmanjo por ai) Ronda Rousey.

Card Principal: Luta a Luta

John Lineker x José Maria "No Chance": A primeira luta do Card principal foi uma das melhores da noite, e mostrou ambos os brasileiros, lutando em altíssimo nível. Sou suspeito para falar, pois sou um grande fã de Lineker, e nessa luta ele mostrou o porquê disso. Com uma vitória por nocaute técnico no segundo round, John justificou seu apelido "Mãos de Pedra" e mostrou que na menor categoria de peso do UFC também existe ação. John agora sobe ainda mais na categoria e tem grandes chances de disputar o cinturão em breve. Talvez apenas mais uma vitória contra um Top 3 já o credencie para tal. Por outro lado, José Maria mostrou um grande coração e muita habilidade em sua estreia, provando que tem um grande futuro na organização.

Thales Leites x Tom Watson: A volta de Thales Leites ao UFC não poderia ter sido melhor. O ex-desafiante ao cinturão mostrou uma ótima gama de habilidades contra um adversário de alto nível, garantindo assim, uma vitória por decisão unânime. Torcemos agora para que ele não repita algumas apresentações do passado (alguém ai disse Anderson Silva?).

Cezar Mutante x Thiago Marreta: Mutante confirmou o favoritismo e venceu Marreta logo no primeiro round com uma bela guilhotina. Tá, eu sei que essa frase parece saída de um filme do X-Men, mas não foi proposital..., talvez. Enfim, o discípulo de Vitor "queridinho da galera" Belfort encaixa agora sua segunda vitória seguida no UFC, mas ainda precisa se provar, pois ambas foram conquistadas contra brasileiros, talvez com umas duas lutas internacionais, o credenciem a algo a mais na divisão. Já Marreta, que foi escalado de última hora para a luta, merece outra chance de se provar, pois tem sim, muito potencial.

Lyoto Machida x Phill Davis: Chegamos então à polêmica da noite. Phill Davis derrotou Lyoto Machida por decisão unânime dos juízes, apesar de muitas pessoas darem a vitória ao brasileiro, e de muita reclamação do samurai. Olha, se não quer ter dúvida, não deixe a decisão na mão dos juízes, ponto. Apesar de ser grande fã de seu estilo, ficou claro que Lyoto não é mais o mesmo, já há algum tempo. Ele acabou nos brindando com a segunda dose seguida de tédio (a luta anterior, contra Dan Henderson, foi tão parada que mais parecia uma partida de dominó). É obvio que o brasileiro a muito abandonou a vontade de finalizar uma luta, e preferiu apostar num estilo mais seguro (e chato). Créditos para o americano Phill Davis, que conseguiu impor um jogo ainda mais entediante e vencer a luta.

José Aldo x Chan Sun Jung: Rapaz, o Aldo é um show a parte. Mesmo fraturando o pé logo no primeiro round, o brasileiro mostrou o porque de ser um dos melhores lutadores pound for pound do mundo (para mim já é o melhor a um tempo) e mudou toda a sua estratégia para garantir a vitória. Sem poder atacar a perna do coreano, Aldo viu a sua principal arma ser anulada logo no primeiro round e passou a investir num jogo mais diversificada, incluindo até algumas quedas. A luta já caminhava bem, com o "Scarface" garantindo os três primeiros rounds, mas então, no quarto round o sul-coreano acabou deslocando seu braço em um golpe, fato esse que não passou desapercebido pelo campeão, que conseguiu finalizar assim a luta com um belo trabalho de ground and pound. Fica agora a expectativa quanto a possível subida de categoria de Aldo, que já vem mostrando esse interesse há um tempo. É bom Ben Henderson já ir preparando a perna e pegar uns conselhos com Urijah Faber, porque ele vai precisar.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos