19 de Maio de 2022
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

"Assistiu o filme ontem?"

COLUNISTA - Michele Orsi

*Por Michele Orsi*

A pergunta do título de hoje, tão comum nos lares, mensagens e ambientes laborais brasileiros, pode parecer inocente, mas esconde um erro grave de gramática. Como assim? Todos sabemos que a língua falada admite diferentes formas de comunicação, formal ou informal, entretanto, há erros que vão além da simples emissão e recepção da mensagem, a regência verbal é um deles.

Regência verbal é a relação de submissão entre o verbo e os termos que o seguem, as preposições, por exemplo, e são os grandes vilões da norma culta, já que, essa regra passa despercebida pelo falante da língua, resultando em equívocos gramaticais.

Você mesmo já deve ter cometido esse deslize. Na pergunta: "Assistiu o filme ontem?", sua intenção é saber se a pessoa viu o longa-metragem, um diálogo simples, mas, nesse caso, o verbo assistir estará com o sentido de ver e deverá ser acompanhado da preposição a, obrigatoriamente. Pronto, lá vem a língua portuguesa complicar a minha vida.

Divulgação - Michelle Orsi, empresária e professora de língua portuguesa - Foto: Divulgação
Michelle Orsi, empresária e professora de língua portuguesa - Foto: Divulgação


Na verdade, não é o português que complica é você que não segue a regra que aprendeu lá nos bancos da escola, pois, a gramática é clara: quem assiste, assiste A alguma coisa. Assim, sempre que você usar o verbo assistir, com o sentido de ver, a preposição A deverá estar presente - assistiu ao jogo, assistiu ao Oscar, assistiu ao telejornal, assistiu ao documentário.

Como assim com o sentido de ver, assistir já não é ver?

Não é bem assim! O vocábulo assistir também pode ter outros significados, dependendo do contexto da sua frase. Ajudar, acompanhar, socorrer, morar, pertencer, são alguns dos sinônimos desse verbo e não estarão seguidos pelo A.

Na frase - "O enfermeiro assistiu o paciente na UTI." -, assistir tem o sentido de auxiliar, ajudar, e não vem com a preposição a. Já com o sentido de morar: "Minha família assiste em Assis", o verbo assistir virá acompanhado da preposição em.

Seja com ou sem preposição, esteja sempre atento(a) ao significado e uso correto dos verbos na sua regência para não cometer uma gafe escrita ou verbal, prejudicando-se em um concurso, vestibulares, ENEM ou numa vaga de emprego. Lembre-se de que falar e escrever corretamente, seguindo a norma padrão, é o primeiro passo para a sua ascensão cultural, social e econômica, afinal, falar e escrever bem, que mal tem.

Até a próxima.

Serviço
Michelle Orsi - Redação
Avenida Marechal Deodoro, 751, Centro
WhatsApp: (18) 99623-9832
Instagram: @miorsiredacao
Redação AssisCity
Michelle Orsi
Empresária, professora de língua portuguesa, formada pela UNESP/Assis, mestre em redação e especialista no ensino e correção de redação.
+ VEJA TAMBEM