01 de Dezembro de 2020
20º/30º
ENTRETENIMENTO » COLUNISTAS

Balanço SPFW Verão 2013

*Natália Piovezani
Olá, terminou sábado dia 16/06 o São Paulo Fashion Week edição de Verão 2013. Teve Cauã Reymond no desfile Herchcovitch masculino, teve muito Brasil, muitos estilistas se inspiraram ou em pontos turísticos ou em regiões brasileiras. Mas o ponto alto do SPFW além das tendências foi o manifesto dos estilistas no final do desfile da Cavalera, que foi no ferro velho Ciclo Aço (bairro Mooca). Os estilistas apareceram com uma camiseta assim "Presidenta Dilma precisamos falar com você. A moda Agradece" http://ffw.com.br/noticias/moda/manifesto-estilistas-pedem-mais-atencao-do-governo-a-moda-brasileira/ Isso gerou o maior comentário, porque o setor têxtil no Brasil é o segundo maior gerador de empregos, e os governantes tem negligenciado isso.

A moda não tem sido só glamour e excesso de consumismo, a Moda no Brasil tem transformado a vida de muitas pessoas, de muitas comunidades carentes e tem se preocupado com a sustentabilidade (tema aliás que foi a pauta do SPFW desta edição). A Moda no Brasil tem amadurecido cada vez mais e o mundo está de olho no mercado brasileiro, isso explica sermos os maiores exportadores de algodão do mundo. Ufanismo à parte, vamos as top trends desse verão 2013:

• Tramas e redes (tresse, tramas, redes, rendados, telas irão bombar no verão)

• Transparência (olha ela de volta)

• Branco (nos mais variados tons seja o branco sujo off-white, ou o branco lilás do Reinaldo Lourenço)
• Shorts (dos mais variados tipos)

• Top e Calça Cropped (é a antiga calça capri, e o top é aquele compridinho pra usar com cintura alta aparecendo uma faixa da barriga, #sopraquempode, já tinha marcado presença no inverno ele continua no verão)

• Metalizado (dourado e prateado, sim ele continua)

• Mullet ou fralda (segundo Glória Kalil, não sei porque ela começou chamar assim, mas é aquele recorte assimétrico mais comprido atrás, seja em saias, camisas, vestidos, shorts se preparem porque vai pegar, aliás já pegou)

• Cores amarelo-limão, Pink, azul Klein (azul bic pra quem não conhece) roxo e laranja, mas podemos dizer que o verão terá três apostas de cores e suas variações amarelo, azuis e rosáceos.

• Padronagens ou estampas de azulejo, pijama e Paisley (antiga cashemira)
Muita informação? Não se desesperem vou falar de cada uma delas em pequenas doses e com fotos. Mas por enquanto fica aqui uma foto do manifesto pra conscientização geral, porque com a invasão dos produtos com mão de obra barata " made in china" e as marcas estrangeiras, a moda brasileira pedirá socorro...


http://chic.ig.com.br/moda/noticia/balanco-do-chic-deciframos-as-tendencias-das-passarelas-do-spfw-verao-2013-direto-para-o-seu-guarda-roupa
http://elle.abril.com.br/desfiles/spfw/spfw-verao-2013/cavalera?aba=Desfile#image=4fdcbdb4865be2271d000503

+ VEJA TAMBÉM