27 de Janeiro de 2022
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

Como o ESG vem crescendo no Brasil

Colunista - Elisa Barbosa

Uma pesquisa realizada em setembro, pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e pelo IPESPE (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), apontou que 77% dos brasileiros defende que a adoção das práticas de ESG deve ser prioridade nas empresas e nos governos, ainda que diminua seus lucros e crescimentos. Segundo a Febraban, o resultado segue a tendência internacional no que se refere ao comportamento dos consumidores.

O presidente da Federação, Isaac Sidney, apontou que é fundamental perceber e entender a visão dos brasileiros sobre o tema para que as instituições possas tomar decisões e direcionar suas ações.

De acordo com 76% dos entrevistados, o fator mais preocupante relativo à agenda ESG nacional é com relação ao combate à corrupção em ambientes públicos e privados., seguido pela necessidade de transparência e prestação de contas por parte das instituições (47%) e pela igualdade de gênero no trabalho (35%). A mesma porcentagem (35%) afirma ter eliminado de seu consumo produtos e serviços que não se adequaram à agenda ESG, seja por não estarem de acordo com a proteção ambiental, o bem-estar social e/ou a proteção animal, e 34% relata ter abolido o consumo de marcas envolvidas em denúncias de descumprimento de boas práticas de governança corporativa.
Divulgação - Elisa Barbosa é colunista no AssisCity - Foto: Divulgação
Elisa Barbosa é colunista no AssisCity - Foto: Divulgação

Redação AssisCity
Elisa Barbosa
Elisa é advogada atuante na área de migração pelo Instituto ProBono e ProMigra/USP, mestre pela UNESP e consultora em ESG - OAB/SP 365.622
+ VEJA TAMBEM