Buscar no site

Como pensar o Planejamento Financeiro Familiar

COLUNISTA - Mariana Hauer

Divulgação

  • 13/04/22
  • 14:00
  • Atualizado há 102 semanas

Por Mariana Hauer - @marianahauer

Hoje vou falar sobre um assunto bastante importante, quando olhamos para a organização familiar e pensamos que mais de 76% das famílias brasileiras estão endividadas, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, utilizando dados de 2021).

Esse número é o maior em 11 anos e mostra que o problema está em quase qualquer família brasileira. E, nada melhor do que começar a resolver isso, pensando no Planejamento Financeiro Familiar. No entanto, não existe fórmula de bolo. O jeito certo será o que vai funcionar dentro da sua casa, com a sua família. Mas existem coisas que podemos pensar que, sim, com certeza irá ajudar.



Para começar o seu planejamento familiar, você precisa somar toda a receita familiar, ou seja, a renda de quem ajuda nas despesas da família e, depois, somar todas as contas a serem pagas. Para que a conta feche, é necessário que os ganhos sejam maiores que os gastos. Caso você e sua família esteja gastando mais do que ganham, façam a revisão dos gastos (corte tudo o que é possível) ou pense em uma forma de gerar uma renda extra (com um bico, por exemplo). E é importante que todos na família tenham claros os objetivos financeiros: se a família tem planos de investir para uma viagem, para a faculdade de um dos filhos, ou mesmo para ter um respiro financeiro, todos precisam entender e comprar a ideia.

E, para que isso seja possível, é necessário que as pessoas conversem. Me diz se em algum momento da sua vida você não escutou de alguém próximo: "vou deixar a sacola no porta malas do carro com o que comprei para meu marido não ver o que eu gastei" ou o marido dizendo para o filho "não conta para a sua mãe que eu gastei tudo isso". Dinheiro, salário, costuma ser um motivo comum de brigas nas famílias. Então, no momento em que se organizam os gastos, deve ser muito bem estabelecido quais as necessidades de cada um dentro do planejamento.

Cultive o hábito de conversar sobre dinheiro em casa. Trace metas comuns, que sejam realistas e que todos entendam do que se trata. Metas que definem muito bem o que vocês devem fazer e os planos de como vocês vão fazer.

Assessora Mariana Hauer - @marianahauer

Sócia da GR Capital com escritório em Assis e Assessora de Investimentos - BTG Pactual

Rua José Vieira da Cunha e Silva, 260, Assis SP, 19800-140, Brasil

Fale com ela: 18 99793-0661

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos