Buscar no site

Contabilidade Online ou Digital: o que o empresário contábil precisa hoje em dia

COLUNISTA - Sidnei Maluza

Sidnei Maluza

  • 17/03/20
  • 08:00
  • Atualizado há 210 semanas

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre a Contabilidade Online. O assunto parece um pouco confuso no setor, especialmente entre a diferença entre ser online e digital.

Como fundador do Portal Site Contábil e atuante na área há mais de 30 anos, pontuo abaixo o que acredito que o empresário contábil precisa hoje em dia.



Para começar, o empresário desse setor precisa hoje ser digital, ou seja, investir em sistemas que otimizem o processo.

Também é muito importante entender que negócios e sistemas de comunicação estão cada vez mais se estabelecendo por meios da tecnologia.

Não tem como o contador não ter arquivos dos clientes digitalizados e com senhas individuais, por exemplo. Também não tem como não ter seus e-mails corporativos ou um web site profissional, que esteja sempre atualizado.

Além disso, estar nas redes sociais também é essencial, pois sem isso sua empresa não estará sendo competitiva.

Apesar das tecnologias, a figura do contador é imprescindível, especialmente daqueles que estão à disposição do cliente. Afinal, seria utopia dizer que todo trabalho será online, pois não será.

O empresário contábil precisa muito da figura do contador. Mas não aquele contador que apenas recolhe suas guias ou fecha sua folha de pagamento, e sim daquele contador que se coloca à disposição para prestar uma assessoria sempre que necessário, e podem ter certeza sempre será.

Segundo dados do Ministério da Tecnologia, o Brasil tem em torno de 4,5 milhões de pessoas com acesso à internet e, até dezembro, a expectativa é que esse número ultrapasse os 10 milhões.

Não temos como negar a dimensão da internet e por isso deixo algumas dicas: invista em capacitar sua equipe, gerando qualidade ao serviço. Invista também para tornar seu escritório digital, aproveitando tudo que a tecnologia disponibiliza.

O Portal Site Contábil poderá te assessorar, para que você estabeleça um canal de comunicação com seu cliente. O interesse do contador no cliente é fundamental e jamais dará para mensurar isso em valores. Acesse www.sitecontabil.com.br.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos