29 de Janeiro de 2023
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

Cuide-se

COLUNISTA - Magali Nascimento

Olá.

Hoje, vou reproduzir um texto publicado nas redes sociais do Sindicato dos Bancários de Assis. Novembro está no fim, mas os cuidados não podem parar.

Quando o assunto é prevenção e autocuidado, os homens buscam menos os serviços de saúde em comparação com as mulheres. Segundo o Ministério da Saúde, cada homem brasileiro faz menos que uma visita anual ao médico.

A Campanha Novembro Azul promove a mudança de comportamento nos homens em relação aos cuidados com a saúde, traz conscientização e informações sobre a importância do diagnóstico precoce.

Informação e prevenção são grandes aliadas da saúde, para o bem-estar geral.

Divulgação - Podóloga Magali Nascimento - Foto: Divulgação
Podóloga Magali Nascimento - Foto: Divulgação


A próstata é um órgão integrante do aparelho reprodutor masculino, normalmente de pequeno volume e situada logo abaixo da bexiga.

A doença se desenvolve com maior incidência em indivíduos acima dos 50 anos, sendo que mais da metade dos casos diagnosticados ocorre na faixa etária de 65 anos ou mais. A maioria dos tumores progride lentamente ao longo de anos, e boa parte dos pacientes convive com a doença por muito tempo, antes de apresentar sintomas. Uma parcela dos pacientes pode apresentar uma doença agressiva com rápida progressão e surgimento precoce.

São fatores de risco alimentação não saudável, obesidade, sedentarismo, tabagismo e consumo de álcool

A investigação é realizada através de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença ou exames periódicos nos grupos de risco. Os exames são o de toque retal e o de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico), recomendados a homens a partir de 40 anos.

Alguns sintomas também podem ser levados em consideração em caso de suspeita da doença: dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes e sangue na urina. Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que sejam investigados por um médico.

O câncer de próstata, quando descoberto em seus primeiros estágios, tem 90% de chance de cura. Entretanto, se diagnosticado de maneira tardia, isso diminui exponencialmente.

No entanto, a forma de detecção precoce da doença ainda é um tabu entre muitos homens, por envolver a mentalidade, crenças e a criação em um mundo centrado no masculino, negligenciando a saúde e reduzindo as chances de cura.

Cuide-se.
Divulgação
+ VEJA TAMBEM