Buscar no site

Cuide-se

COLUNISTA - Magali Nascimento

Divulgação

  • 28/11/22
  • 11:00
  • Atualizado há 72 semanas

Olá.

Hoje, vou reproduzir um texto publicado nas redes sociais do Sindicato dos Bancários de Assis. Novembro está no fim, mas os cuidados não podem parar.

Quando o assunto é prevenção e autocuidado, os homens buscam menos os serviços de saúde em comparação com as mulheres. Segundo o Ministério da Saúde, cada homem brasileiro faz menos que uma visita anual ao médico.

A Campanha Novembro Azul promove a mudança de comportamento nos homens em relação aos cuidados com a saúde, traz conscientização e informações sobre a importância do diagnóstico precoce.

Informação e prevenção são grandes aliadas da saúde, para o bem-estar geral.

Divulgação - Podóloga Magali Nascimento - Foto: Divulgação
Podóloga Magali Nascimento - Foto: Divulgação

A próstata é um órgão integrante do aparelho reprodutor masculino, normalmente de pequeno volume e situada logo abaixo da bexiga.

A doença se desenvolve com maior incidência em indivíduos acima dos 50 anos, sendo que mais da metade dos casos diagnosticados ocorre na faixa etária de 65 anos ou mais. A maioria dos tumores progride lentamente ao longo de anos, e boa parte dos pacientes convive com a doença por muito tempo, antes de apresentar sintomas. Uma parcela dos pacientes pode apresentar uma doença agressiva com rápida progressão e surgimento precoce.

São fatores de risco alimentação não saudável, obesidade, sedentarismo, tabagismo e consumo de álcool

A investigação é realizada através de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença ou exames periódicos nos grupos de risco. Os exames são o de toque retal e o de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico), recomendados a homens a partir de 40 anos.

Alguns sintomas também podem ser levados em consideração em caso de suspeita da doença: dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes e sangue na urina. Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que sejam investigados por um médico.

O câncer de próstata, quando descoberto em seus primeiros estágios, tem 90% de chance de cura. Entretanto, se diagnosticado de maneira tardia, isso diminui exponencialmente.

No entanto, a forma de detecção precoce da doença ainda é um tabu entre muitos homens, por envolver a mentalidade, crenças e a criação em um mundo centrado no masculino, negligenciando a saúde e reduzindo as chances de cura.

Cuide-se.

Receba nossas notícias em primeira mão!