31 de Maio de 2020
11º/26º
ENTRETENIMENTO » COLUNISTAS

Dia das mães

"Mães são como finas peças de coleção – com o passar dos anos o seu valor aumenta". (autor desconhecido)

*Pastor Luis Alberto Sanches

Comemoramos com grande alegria o Dia das Mães. Você já viu uma mamãe do reino animal defender seus filhotes? Não há limites para a sua luta. Ela vai até as ultimas conseqüências. É um instinto natural das mães. Elas são protetoras. É claro que existem mães omissas, mães sem instinto natural que abandonam seus filhotes em lixeiras, terrenos baldios, matas, etc. Elas são exceção à regra e fogem hoje do nosso foco.

Hoje, queremos ressaltar o papel da mãe cristã, que é exemplo para os filhos, que ora por eles e os educa com firmeza e doçura. Mãe que num afago ou "beijo mágico", consegue acalmar e consolar uma criança que chora. A sabedoria de Provérbios diz que "a mulher sábia edifica a sua casa" (Provérbios 14:1). Aqui, casa não se trata de tijolos ou cimento. É a casa no sentido de família, lar, casamento.

O que é a família para você? Para mim é abraço, sorriso, aconchego. É casa cheia e mesa farta. É apoio, encorajamento, verdade. É um colo para encostar a cabeça. É casa onde as portas sempre estão abertas. É discórdia, arrependimento, conversa, perdão. São cultos de louvor no final do dia. É fonte de bênçãos e motivo de gratidão. É festa, brincadeira, gargalhada. É o espaço por excelência da mãe, a rainha do lar. A família é a base de tudo, a célula base da sociedade.

Estamos todos perplexos com o que tem acontecido com a família em nossos dias. Vemos filhos que desobedecem, mandam, desmandam e até ameaçam os seus pais, para não citar coisa pior. Há uma crise mundial e sem precedentes que atinge a família e o grande e maior problema é o afastamento de Deus. Foi o Eterno quem planejou e projetou a família. (Salmo 127). Não podemos nos alienar da realidade que nos cerca, como se estivéssemos vivendo dentro de uma esfera, uma redoma ou uma bolha que nos tornassem imunes a essa crise. Ela também nos atinge.

No Dia das Mães, cheio de encantos e merecidos mimos, vale lembrar que a estrutura da sociedade é o reflexo da influência das mulheres como esposas e mães. O político, o empresário, o trabalhador, o bom vizinho e também aquele que atazana a sua vida, um dia, foram embalados por uma mãe.

O notável presidente dos EUA Abraham Lincoln, considerado numa pesquisa feita com historiadores, o melhor presidente que os EUA já teve disse: "Tudo o que sou ou espero ser devo a minha mãe".
Reverendo Luís Alberto Sanches

+ VEJA TAMBÉM