Buscar no site

Entenda por que a Bolsa subiu tanto e o dólar caiu tanto

COLUNISTA - Mariana Hauer

Divulgação

  • 30/03/22
  • 17:00
  • Atualizado há 104 semanas

Por Mariana Hauer - @marianahauer

A Bolsa brasileira tem subido sem parar nas últimas semanas e, desde o início de 2022, já acumulou uma alta superior aos 12%, com o índice negociado aos 119 mil pontos, fechamento da última sexta-feira, dia 25/03. Por outro lado, o dólar não atingia patamares tão baixos desde antes do pior momento da crise do coronavírus, e fechou na última sexta-feira, 25/03, em R$/ US$ 4,75.

Mas, você sabe o que está por trás da alta da Bolsa e queda do dólar? Não? então você vai descobrir aqui, comigo.



Quando dizemos "a bolsa caiu" ou "a bolsa subiu", estamos nos referindo a um índice. No Brasil, ele é conhecido como Ibovespa. O cálculo do Ibovespa é composto pelas ações mais negociadas na Bolsa, entre 100 e 150 delas. Na sua composição, em torno de 40% disso são ações de empresas relacionadas a commodities, como por exemplo, petróleo, minério de ferro, aço, produtos agrícolas, etc. Segura essa informação!

Divulgação - Mariana Hauer, assessora de investimentos - Foto: Divulgação
Mariana Hauer, assessora de investimentos - Foto: Divulgação

Agora, lembrando do cenário econômico, temos uma taxa de juros que já está em 11,75% ao ano, com perspectivas de novas altas da taxa Selic para as próximas reuniões do Copom. O mundo todo subiu a taxa de juros. No entanto, estamos falando de Brasil! Poucos países, ainda com certa estabilidade econômica, têm taxas tão altas. E isso atrai capital estrangeiro. E não só: facilita com que empresas exportadoras que têm o caixa em dólar e o mantinha como tal traga esses recursos de volta para o Brasil para que ele renda essa taxa de juros tão alta.

Com essa entrada de fluxo estrangeiro, ou seja, com muitos dólares entrando no país, a oferta da moeda aumenta, diminuindo o preço dela. É o que vimos agora: o dólar cai.

Com a Guerra entre a Rússia e a Ucrânia, os preços das commodities subiram. Isso é comum de acontecer quando a incerteza e o risco global aumentam. Com esse aumento do preço das commodities, quem se beneficia desse cenário triste são as empresas que produzem e negociam esses produtos, uma vez que, um aumento do preço impacta positivamente no caixa dessas empresas exportadoras de commodities. Como o Ibovespa tem muitas ações deste segmento, vimos ele subir bastante nos últimos meses.

Esse movimento da bolsa brasileira é completamente diferente do que vimos acontecer na bolsa dos Estados Unidos, por exemplo. E também na maior parte das bolsas globais. Esses fatos nem sempre são regra pois são muitos acontecimentos que impactam ao mesmo tempo a variação de preço das ações e, também, o próprio índice. Então, nunca tome como certo a direção de um determinado tipo de acontecimento e se atente às reações econômicas, que sempre irão interagir entre si.

Se você ficou com dúvida, ou tem alguma curiosidade, só entrar em contato.

Assessora Mariana Hauer - @marianahauer

Sócia da GR Capital com escritório em Assis e Assessora de Investimentos - BTG Pactual

Rua José Vieira da Cunha e Silva, 260, Assis SP, 19800-140, Brasil

Fale com ela: 18 99793-0661

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos