Buscar no site

Envelhecer bem

  • 09/04/13
  • 14:00
  • Atualizado há 575 semanas

*Lais de Oliveira Lopes

O mundo está envelhecendo e cada vez mais terá mais idosos compondo o panorama populacional brasileiro. Vemos idosos em todos os segmentos da sociedade e em diversas ocupações. A imagem do idoso aposentado em casa é apenas uma das faces do idoso brasileiro, que pode ser um idoso ativo, que ainda trabalha de forma voluntária ou contribui com o orçamento familiar; que corre no parque e joga tênis ou damas e leciona na universidade; ou pode ser um idoso acamado em um asilo, limitado por muitas doenças ou isolado socialmente. Múltiplos perfis se associam para compor a imagem do nosso idoso.

A proporção de idosos no cenário mundial e a necessidade de pensar em formas de se envelhecer bem contribuíram para o surgimento da Gerontologia, ciência que estuda o processo de envelhecimento em suas dimensões biológica, psicológica e social, com o objetivo de promover maior qualidade de vida às pessoas idosas.

Nós, gerontólogos, consideramos que envelhecer bem depende de como lidamos com nosso corpo, como mantemos nossa saúde, nossa mente, nossos amigos e familiares, o ambiente em que vivemos, de que forma agimos diante das dificuldades, dentre outros fatores. Embora grande parte da responsabilidade em envelhecer bem cabe a nós, sabemos também que para envelhecer bem, dependemos de recursos que não compete exclusivamente a nós. É necessário condições de vida adequadas, como bom emprego, bom acesso aos serviços de saúde, ao lazer, viver com segurança, boa educação formal e cultural.

Envelhecer bem não é somente uma responsabilidade individual, é necessário que haja políticas que garantam formas de viver um envelhecimento bem-sucedido. Cabe a nós lutarmos pelos direitos pautados no Estatuto do Idoso e cuidarmos de nossa saúde física e mental, da alimentação, zelarmos pelos nossos familiares e amigos, praticarmos atividades que nos trazem bem-estar e termos projetos de vida. Pensar no amanhã, ter metas e planos faz com que nos cuidemos para alcançá-los.

*Lais de Oliveira Lopes

Proprietária da Qualis, empresa especializada em cuidar de idosos

Tel:. 3361 2037// 9630 8531

Gerontóloga formada pela USP

Mestre em Gerontologia pela UNICAMP.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também