Buscar no site

Enxaqueca e Odontologia: dor de cabeça crônica pode estar relacionada a problemas dentais

COLUNISTA - Patrícia Sartori

Patricia Sartori

  • 17/03/23
  • 12:00
  • Atualizado há 57 semanas

Enxaquecas e dores de cabeça podem ter várias causas, incluindo fatores genéticos, hormonais, ambientais, estresse e problemas de saúde subjacentes. No entanto, em alguns casos, essas condições podem estar relacionadas à odontologia.

A dor de cabeça tensional, por exemplo, é muitas vezes causada por tensão muscular na região da cabeça e pescoço, o que pode ser causado por uma má oclusão dentária, bruxismo ou outras condições odontológicas.

Uma má oclusão ocorre quando os dentes não se encaixam corretamente e isso pode levar a uma tensão muscular excessiva na região da cabeça e pescoço, resultando em dor de cabeça.

O bruxismo, como mencionado anteriormente, pode causar uma série de problemas de saúde, incluindo dor de cabeça e enxaqueca. O ranger ou apertar dos dentes durante o sono pode sobrecarregar os músculos da mandíbula e causar dor na região da cabeça e do pescoço, incluindo enxaqueca.

Além disso, a dor de cabeça pode ser um sintoma de uma disfunção da articulação temporomandibular (ATM), que é a articulação que conecta a mandíbula ao crânio. A disfunção da ATM pode ser causada por uma série de fatores, incluindo bruxismo, má oclusão, estresse e trauma na região da cabeça e pescoço.

O tratamento ortodôntico, com o uso de aparelho ortodôntico convencional ou com os alinhadores transparentes, pode ajudar a corrigir a má oclusão e, por sua vez, reduzir a tensão muscular na região da cabeça e do pescoço. Quando os dentes se encaixam corretamente, a mordida é mais equilibrada, e a tensão muscular é reduzida, o que pode levar a uma melhora na dor de cabeça e em outros sintomas associados. Além disso, o tratamento ortodôntico também pode ajudar a corrigir a postura e a posição da mandíbula, reduzindo a pressão sobre a articulação temporomandibular (ATM) e, por sua vez, melhorando os sintomas da disfunção da ATM, incluindo dor de cabeça.

Divulgação - O botox funciona bloqueando os sinais nervosos que causam a contração muscular e a dor de cabeça - Foto: Divulgação
O botox funciona bloqueando os sinais nervosos que causam a contração muscular e a dor de cabeça - Foto: Divulgação

É importante ressaltar que o tratamento ortodôntico pode levar tempo, e os resultados podem variar de pessoa para pessoa. Portanto, consultar um ortodontista para avaliar sua condição e determinar o melhor curso de tratamento. Em alguns casos, pode ser necessário um tratamento multidisciplinar envolvendo outras especialidades como o uso da placa miorrelaxante, terapia com laser e toxina botulínica.

Os estudos clínicos têm mostrado que o botox pode ser eficaz no tratamento da enxaqueca crônica. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, o botox é indicado para pacientes adultos com enxaqueca crônica que não obtiveram alívio adequado com outros tratamentos preventivos.

O botox funciona bloqueando os sinais nervosos que causam a contração muscular e a dor de cabeça. Quando injetado em determinados pontos da cabeça e do pescoço, a toxina botulínica ajuda a relaxar os músculos e reduzir a intensidade e frequência da dor de cabeça.

Portanto, embora a odontologia não seja a causa mais comum de enxaqueca e dor de cabeça, essas condições podem estar relacionadas a problemas dentários e de oclusão, e um dentista pode ajudar a identificar e tratar essas condições. Se você está sofrendo de enxaqueca ou dor de cabeça, é importante consultar uma clínica odontológica especializada para obter um diagnóstico adequado e tratamento adequado.

Divulgação - Patrícia Sartori, dentista - Foto: Redes Sociais
Patrícia Sartori, dentista - Foto: Redes Sociais

Serviço

Sartori Odontologia

Avenida Nove de Julho, 1129, Centro

Telefone: (18) 3324-6090

WhatsApp: 18 99701-8491

Instagram: @sartori_odonto

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também