Buscar no site

Escrever cartas é uma grande estratégia

Fernando Nascimento

  • 04/10/22
  • 11:00
  • Atualizado há 80 semanas

E não no século passado… quero falar sobre os dias de hoje e sobre o futuro. As cartas ainda são e continuarão sendo uma forma especial de atingir clientes.

Imagino que você já tenha escrito alguma carta em sua vida. Aquela com folhas de caderno, e enviada pelos correios. Fiz muito isso na minha juventude. Comunicar-se com pessoas que conheci nos acampamentos de jovens era algo bem manual. Muitos, gostavam de escrever para seus ou suas "paqueras" (sim, tem um lance meio retrô neste texto). outros,de participar de promoções, por cartas. Inscrições, por cartas. Até cartinha para o Xou da Xuxa eu já mandei.

Com o passar dos anos e com a tecnologia que surgiu, cartas manuscritas caíram em desuso. Comunicar-se virou sinônimo de rapidez, interatividade e proximidade. Mais do que isso, a comunicação ficou instantânea.

A forma de se fazer pode ter mudado, mas o que é essencial não. Boa comunicação.

Aliás, me arrisco a dizer que o conteúdo tornou-se mais importante. Os consumidores estão mais exigentes e informados.

Uma boa carta de vendas pode ser um diferencial.

Divulgação - Fernando Nascimento - Foto: Divulgação
Fernando Nascimento - Foto: Divulgação

Falo sobre textos informativos e persuasivos. Palavras que entendem os desejos de sua clientela, que diminuem as objeções, apresentem soluções, e fazem com que ela escolha você, e não a concorrência.

Quando um possível cliente lê um texto sobre você ou seu produto e pensa "uau", e começa a imaginar como será a vida com aquilo que você apresenta para ele ou ela, uma boa parte da venda estará concretizada.

Lembre-se que as relações de consumo de nossa vida pós-moderna baseiam-se na experiência. Esse é o motivo que faz os copywriters, redatores comerciais e produtores de conteúdo escreverem textos que conduzam o cliente a passear pela solução apresentada a ele e, no fim de tudo, comprar. E voltar a comprar.

Persuasão. Não é simples de colocar em prática. Se bem trabalhada, gera bons resultados.

Não importa se você vende figurinhas para a copa do mundo ou veículos importados.

Uma boa comunicação é essencial. Independente do tamanho do texto.

Um dia desses, passei em frente a uma livraria que vendia figurinhas avulsas. Um texto simples, um anúncio quase que literal, mas que certamente consumirei daqui a algum tempo. "Vendemos figurinhas avulsas da copa".

A magia da boa comunicação.Também independe da forma utilizada. Pode ser um direct, uma mensagem de whatsapp, uma foto, uma imagem, um vídeo, uma legenda, um e-mail ou, até mesmo, uma carta.

O conteúdo é o que importa. Se bem feito, pode ter certeza, você colherá frutos.

Abração!

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais