Buscar no site

Exercício Físico: você está esperando o que?

COLUNISTA- Cláudia Bueno

Cláudia Bueno

  • 11/09/22
  • 08:00
  • Atualizado há 84 semanas

"Vivemos esperando o dia em que seremos melhores, melhores no amor, melhores na dor, melhores em tudo". Essa é uma música do Jota Quest que particularmente gosto muito, mas confesso que me dá uma certa tristeza. Sempre estamos esperando algo acontecer para tomarmos uma atitude ou mudarmos: seja de vida, trabalho ou algo desse tipo.

Ouvi essa semana uma pessoa comentando sobre começar a praticar exercício físico quando ela estiver "precisando". Também já ouvi outras vezes que a pessoa ia começar a fazer algo para melhorar antes que o "problema" batesse à sua porta, também já ouvi muitas pessoas dizendo que não iam ao médico justamente para o (a) doutor (a) não descobrir nada.

Apesar de achar estranho, às vezes até dou risada, porque enquanto seres humanos somos muito diferentes uns dos outros, de todas as formas, porém, há um consenso hoje na literatura e em qualquer lugar que você vá: PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA É BOM PARA TODAS AS PESSOAS E PARA TODAS AS IDADES!!!

Eu sei que às vezes é chato, cansativo, um tanto repetitivo e até entediante ficar falando sobre isso aqui na coluna todo domingo, mas é que muitas pessoas arrumam várias desculpas para não começarem a realizar exercícios físicos, de realmente incluírem essa prática no seu dia a dia, mas infelizmente dão valor após serem diagnosticadas com algum problema de saúde que poderia ter sido evitado pela prática de qualquer atividade.

Divulgação - COLUNISTA - Cláudia Bueno (Foto: Divulgação)
COLUNISTA - Cláudia Bueno (Foto: Divulgação)

Caminhar ou ir de bicicleta para o trabalho, subir pelas escadas em vez de usar os elevadores, estabelecer momentos com a família e/ou amigos para atividades ao ar livre e/ou em praças públicas são algumas opções para começar e/ou aumentar a atividade física no dia a dia. Aquelas modalidades sistematizadas ou que demandem a contratação de serviços como academias podem ser opções, mas não são as únicas. Temos inúmeras opções hoje para variar tais práticas e para diferentes "bolsos".

A atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para prevenir diversas doenças. E não estou aqui falando que você precisa ser um atleta em nenhuma modalidade específica, apenas que você faça algo.

Existem recomendações que sugerem a realização de pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada por dia, se movimente naquelas modalidades de atividade física que você gostar. A duração (tempo) e a intensidade ('esforço') tornam-se mais alguns elementos, não os principais. Aproveite essa leitura para se motivar e comece a se movimentar. Coragem: amanhã é segunda-feira, não espere mais um dia para começar!

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também