Buscar no site

Grupo Amor Exigente discute tema cooperação no mês de outubro

Redação Paraguacity

  • 23/10/10
  • 23:00
  • Atualizado há 703 semanas

Por Suely Bertholdo

O AMOR-EXIGENTE É UM GRUPO DE AUTO AJUDA QUE VISA A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO, COM UMA PROPOSTA EDUCATIVA, BASEADA EM PRINCÍPIOS ÉTICOS, MORAIS E ESPIRITUAIS, QUE TEM POR OBJETIVO MELHOR QUALIDADE DE VIDA E DAS RELAÇÕES DAS PESSOAS.

No mês de outubro, o Grupo AMOR-EXIGENTE estuda e aplica o 10° PRINCÍPIO: COOPERAÇÃO.

É NECESSÁRIO PROPICIAR AOS OUTROS COOPERAR CONOSCO. COOPERAÇÃO é algo que se aprende. Devemos dar oportunidades para que nossos filhos cooperem. A COOPERAÇÃO DESENVOLVE A AUTO-ESTIMA.

Cooperar é valorizar as atividades conjuntas, a vida em comunidade e não dar espaço á ociosidade.Não adianta estar sempre juntos, se não forem estabelecidos vínculos de apoio, de serviço, de troca. Em qualquer relacionamento é preciso haver interdependência, interação.

Os vínculos criados com as pessoas se estabelecem de fato quando cooperamos uns com os outros. Precisamos dar oportunidade para as pessoas se sentirem necessárias, importantes, capazes, parte de uma família ou comunidade.

A cooperação facilita a APRENDIZAGEM (fazendo juntos, aprendemos com alegria), DIÁLOGO (a conversa se torna mais fácil e natural enquanto trabalhamos juntos), PERCEPÇÃO (podemos nos conhecer e apreciar melhor), SENTIR-SE ÚTIL (quando alguém precisa de nós, nos sentimos valorizados), PARTICIPAÇÃO (somos parte integrante do grupo em que estamos inseridos, podemos tomar parte nas decisões), RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA (ajuda-nos a crescer, por ser nossa responsabilidade também), LIBERDADE (paramos de olhar somente para nós mesmos, e passamos a ver também o outro, e a enxergar o mundo, para fazer boas escolhas).

Aprendemos que a nossa liberdade tem limites, ou seja, ela termina onde começa a liberdade do outro. Cooperar também significa ser mais calmo e paciente, não julgar o outro, não criticar negativamente, não falar com agressividade, falar com discernimento ou participar do serviço, incentivar, procurar saber e dar idéias, assumir junto a responsabilidade, dividir o peso, ajudando alguém a carregá-lo.

A essência da família repousa na cooperação, não só na convivência. Interdependência une mais que laços de sangue: eu precisar do outro, o outro precisar de mim.

Este princípio de vida nos manda agir como apoio e ajuda ao outro, no princípio da solidariedade.

REUNIÕES DO GRUPO AMOR-EXIGENTE DE PARAGUAÇU PAULISTA:

Ás quartas-feiras, 20 horas, na Avenida Paraguaçu n° 58.

Suely Bertholdo - Voluntária do Grupo Amor Exigente

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais