Buscar no site

Homens: façam gol neste novembro azul

Colunista - Cláudia Bueno

Cláudia Bueno

  • 21/11/22
  • 05:00
  • Atualizado há 73 semanas

Mais quatro anos se passaram e chegamos a mais uma Copa do Mundo de Futebol Masculina, uma feliz coincidência para nós brasileiros podermos falar sobre futebol e sobre prevenção do câncer de próstata no mesmo mês.

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA e para alertar os homens da importância do DIAGNÓSTICO PRECOCE. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Acredito que mais da metade da população masculina (brasileira) gostam e curtem futebol, seja para jogar ou para apenas assistir à um jogo, pela TV sozinho ou na casa dos amigos fazendo um churrasco.

Divulgação - Colunista - Cláudia Bueno - Foto: Divulgação
Colunista - Cláudia Bueno - Foto: Divulgação

Aproveitando este mês e este evento que é a Copa do Mundo, gostaria de fazer uma associação entre as duas coisas: novembro azul e copa do mundo.

Acho muito engraçado a dedicação com que os homens conversam e sabem sobre os jogadores, os times, os gols, etc, porém, quando falamos sobre prevenção do câncer, sobre cuidados com a saúde são tão "desinformados".

Não estou generalizando, nem dizendo que todos são assim, mas em qualquer assunto sobre cuidado com a saúde, os homens sim, nunca querem chegar primeiro, sempre querem ficar para trás. Isso é cultural, da forma que foram criados, a forma que foram ensinados e levará um tempo para que este paradigma saia de campo definitivamente.

Precisamos levar nossa saúde à sério como levamos o futebol em nosso país: ter uma alimentação equilibrada, pois a obesidade leva nosso corpo a um estado de inflamação que favorece o câncer, fazer acompanhamento médico uma vez ao ano (pelo menos) e praticar exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana (incluindo aquele futebolzinho de fim de semana) são princípios básicos do cuidado do homem e de qualquer pessoa.

Fazer gols com nossa saúde é simples, dessa forma você aproveitará muitas Copas do Mundo ao longo da vida! Não dá para esperar 4 anos para se cuidar não é mesmo?

Torça muito, vibre pelo nosso Brasil, cuide de você e de seus familiares mais próximo e assim todos podem sair ganhando!

Coragem: hoje é segunda-feira!!! E essa semana tem jogo do Brasil.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais