23 de Maio de 2022
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

Importância do exercício físico na imunidade

COLUNISTA - Cláudia Bueno

Já estamos no final do mês de janeiro e alguns assuntos do ano passado ainda persistem e tomam conta das manchetes dos jornais e televisões do mundo inteiro, não é mesmo?

Quero retomar alguns assuntos para reforçar aquilo que falamos por aqui todos os domingos: exercício físico e nossa SAÚDE!

Gripes, resfriados, síndromes gripais, todos eles tem algo em comum, nos atacam quando estamos com a saúde em baixa, e isso acontece quando nossa imunidade está em queda.

Afinal de contas, o que é essa tão falada imunidade? Bom, ela é um mecanismo de defesa do nosso corpo contra substâncias estranhas, ou seja, é o sistema responsável por desencadear esse processo de defesa e assim, manter nosso equilíbrio e bom funcionamento de todo organismo.

E você por acaso saberia me dizer uma maneira de se manter ou aumentar sua imunidade?
Ah, tenho certeza que você sabia essa!

Sim, isso mesmo, EXERCÍCIO FÍSICO. Seja de baixa ou moderada intensidade, o exercício ajuda você a melhorar sua imunidade e/ou combater tais quadros de saúde, pois seus efeitos são mediados por fatores hormonais, onde há grande relação com a prática de exercícios físicos, porém, variam de acordo com intensidade e duração da atividade escolhida.

Sabe-se hoje que o sol (vitamina D), os exercícios físicos, as refeições equilibradas, o convívio social, são essenciais para nossa saúde tanto física quanto mental, sendo assim, quaisquer restrições de alguma delas, já nos gera muito desconforto, seja ele de qualquer natureza.

A dica de hoje é que você aproveite alguns poucos minutos do seu dia para aumentar sua imunidade, como permanecer 15 minutos ao sol, como beber bastante água ao longo do dia, procurar fazer refeições leves, com menos produtos industrializados, rever entes ou amigos queridos (não precisa ver todos no mesmo dia), e claro, dar início à algum exercício físico.

Procure fazer exames clínicos regularmente para ver como anda sua saúde, faça sempre a sua prevenção e só assim comece a descobrir tudo de bom que o exercício físico pode trazer para sua vida.
Anote as dicas, comece agora mesmo, e não se esqueça: CORAGEM, amanhã é segunda-feira!
Divulgação
Cláudia Bueno
Cláudia Bueno, Educadora Física - CREF/PR: 017404
+ VEJA TAMBEM