Buscar no site

Mas é, mas ou mais?

COLUNISTA - Michele Orsi

Michelle Orsi

  • 24/05/22
  • 11:00
  • Atualizado há 96 semanas

*Por Michelle Orsi*

Depende. Tudo na língua portuguesa depende. Depende do contexto, depende da informação que você quer passar, depende. No caso de mais ou mas, depende do tipo de frase que você vai escrever ou falar.

Se a sua frase passa uma ideia de contraste, ou seja, de oposição do que disse antes, então você usará o MAS, sem o i. É muito comum recebermos mensagens com o MAS trocado: "Preciso falar com você mais hoje não dá." Esse mais com i, não deveria nem cogitar aparecer ali, já que, a sua função é ser oposição a menos. Se substituirmos a frase ficaria assim: "Preciso falar com você menos hoje não dá.", é acho que não dá mesmo.



Todas as vezes que precisamos usar o MAS, temos que pensar em um adversário, vou explicar. "Quero viajar nessas férias, MAS a recuperação de minha filha não deixa." Aqui temos os adversários, um quer viajar o outro precisa fazer a recuperação, portanto os dois não entram em acordo, portanto os dois não vão a lugar nenhum. Assim, o MAS mostra que algo não vai acontecer porque um dos adversários não deixa.

Já o Mais...esse só acrescenta: "Gostaria de comer MAIS, por favor." Inverno é bom por isso, você come a MAIS e coloca a culpa no friozinho. Mas o MAIS também causa umas discórdias: "Ela é a mais inteligente da turma.", melhor nem comentar.

Divulgação - Michelle Orsi, empresária e professora de língua portuguesa - Foto: Divulgação
Michelle Orsi, empresária e professora de língua portuguesa - Foto: Divulgação

Todavia, nada se compara ao coitado do MAS, sempre sendo do contra: "Ele estudou muito para a prova, mas não passou no vestibular." É, esse MAS é tão do contra que as pessoas nem querem usar, melhor escrever o MAIS com i, quem sabe assim dá uma amenizada. O problema é que a frase vai ficar errada. Viu?! Sempre do contra.

Entretanto, porém, contudo, o MAS é necessário para as contradições do dia a dia, da mesma forma que o MAIS traz aquela intensidade da qual a vida precisa: "Sextou com mais vinho do que a gente imagina.", hum, deu até vontade de pedir MAIS frio do que o normal só para juntar o vinho com o fondue, mas... hoje ainda é terça, e enquanto a sexta não chega, a gente tenta definir: é mas ou mais?

Serviço

Michelle Orsi - Redação

Avenida Marechal Deodoro, 751, Centro

WhatsApp: (18) 99623-9832

Instagram: @miorsiredacao

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos