Buscar no site

Meu filho

Devemos respeitar aspectos formativo e educativo, e crianças devem conviver com o esporte de forma prazerosa, lúdica, sem rótulos e cobranças.

  • 03/11/11
  • 15:00
  • Atualizado há 649 semanas

*Por Prof. Marcelo Pereira

"Já nasceu com a bola no pé...".

"Observa meu filho...".

"Não é porque eu sou pai dele, não, mas é um craque de bola, joga muito...".

"Ele só precisa de uma oportunidade...".

"Não entendi por que o técnico tirou ele de campo, estava jogando tão bem...".

"O treinador não gosta dele...".

"Panelinha, aqui só joga filho de diretor...".

"Aqui pra jogar tem que pagar...".

Essas frases, ouvidas nos corredores das escolinhas de futebol e mais tarde nos centros de treinamento das categorias de base dos clubes, indicam a trajetória que a grande maioria dos garotos percorre no mundo da bola. Afirmativas corriqueiras e frequentes dos pais que, inconscientemente, pressionam os seus filhos e, na maioria das vezes, querem que os filhos sejam aquilo que eles não foram.

Durante esta fase de iniciação esportiva e descoberta os objetivos dos pais com relação aos filhos não devem superar os aspectos voltados para recreação, saúde e convívio. Se tornar um jogador de futebol, um atleta de alta performance, fica para um segundo plano, deve ser consequência e não finalidade.

Devemos repensar as nossas atitudes sobre cobrança e responsabilidade que jogamos precocemente nos ombros dos nossos filhos "atletas". O momento deve ser formativo e educativo, e eles devem conviver com o esporte de forma prazerosa, lúdica, sem rótulos e cobranças.

Como bem diz, a criança é um ser em formação e não um pequeno adulto. Fica aqui o alerta para os pais (me incluindo também): não queiram se realizar profissionalmente na figura de seus filhos. Cabe a nós a função de informar, educar e apoiar. A vontade e a escolha do caminho profissional a ser seguido deve ser deles.

Este é um breve texto bastante interessante da Universidade do Futebol

Prof. Marcelo Pereira

Para interagir comigo: [email protected]

*Marcelo PereiraÉ Graduado licenciado pleno em Educação Física pelo Instituto Educacional de Assis - IEDA; Especialista em Futebol e Futsal, Ciências do Esporte e Metodologia do Treinamento na Universidade Gama Filho - UGF;

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também