09 de Agosto de 2022
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

Mitos e verdades sobre podologia

COLUNISTA - Magali Nascimento

Olá, tudo bem?

Bora falar sobre alguns mitos e verdades sobre Podologia?

DEVEMOS USAR CALÇADOS DO MESMO TAMANHO DO PÉ - MITO
Usar um sapato apertado, ou "em cima", pode machucar suas unhas, e causar dores, calos e calosidades nos dedos e nos pés. O ideal é usar um número maior que seu pé.

UNHAS FICAM FRACAS POR FALTA DE VITAMINAS - VERDADE

Nosso organismo necessita de uma dieta balanceada para um bom funcionamento. E se as unhas fazem parte do corpo, a regra também se aplica. Elas podem enfraquecer por falta de vitaminas.

BOLHAS NOS PÉS DEVEM SER ESTOURADAS - MITO

A pele local das bolhas, em geral, se regenera facilmente. Portanto, devemos deixar as bolhas estourarem sozinhas. Guarde suas agulhas para outras coisas.

PODOLOGIA EVITA AMPUTAÇÕES NOS PÉS DE PESSOAS COM DIABETES - VERDADE

Além da prevenção, os pacientes receberão orientações para a saúde dos pés, além de cuidados imediatos e tratamentos para a aceleração da cicatrização, em caso de lesões.

DEVEMOS LIXAR OS PÉS E AS SUPERFÍCIE DAS UNHAS SEMANALMENTE - MITO
A renovação celular em nossos pés ocorre em ciclos de 21 dias, aproximadamente. Lixar com intervalos menores vai engrossar a pele e pode causar fissuras. Lixar demais as unhas vai diminuir a queratina, e deixá-las quebradiças. Outra coisa, evite tirar a cutícula, que é uma proteção natural contra microorganismos.

Divulgação - Magali Nascimento, Podóloga - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
Magali Nascimento, Podóloga - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal


UMIDADE CAUSA FRIEIRAS E MICOSES - VERDADE

Sempre é bom repetir, para conseguirmos assimilar: seque bem os pés e unhas e use meias de algodão. Fungos se reproduzem em ambientes úmidos.

PÉS NÃO PRECISAM DE HIDRATAÇÃO - MITO

Molhado não significa necessariamente hidratado. Fazer a hidratação traz benefícios como retardar o envelhecimento e ressecamento, além de ajudar a reduzir o chulé.

CORTAR A UNHA DE FORMA ERRADA PODE ENCRAVÁ-LA - VERDADE

Precisamos aprender a cortar nossas unhas.

NÃO PRECISO DE PODÓLOGA - MITO, MITAÇO, FAKE NEWS
Brincadeiras à parte, experimente visitar uma Podóloga especializada. Mesmo que você não tenha, ou sinta, problemas em seus pés. Prevenção é a palavra de ordem. Evite problemas no futuro.

Beijo, e até a próxima.
Divulgação
Magali Nascimento
Podóloga há 10 anos. Técnica em Podologia, pelo SENAC Marília, graduanda em Tecnologia em Podologia pela Unicesumar. Certificada e especialista em knesiopodo, correção de unhas, onicomicose, laser aplicado à Podologia, ácidos e peeling e tratamento de pés diabéticos,
+ VEJA TAMBEM