Buscar no site

Musculação: por que devo fazer?

COLUNISTA - Cláudia Bueno

Cláudia Bueno

  • 12/12/21
  • 12:00
  • Atualizado há 122 semanas

É muito comum para nós, profissionais de Educação Física, nos perguntarem qual é o melhor exercício físico para perder peso, para ganhar músculos, para ter mais disposição, ou ainda, de como ficar com o corpo esculpido, para muitos, somos vistos como o "santo milagreiro" e quem for da área ou para quem já fez essa pergunta saberá do que estou falando.

Me perguntam também sobre qual melhor exercício para começar, ou seja, para quem é sedentário e quer experimentar algum tipo de exercício físico, qual eu recomendaria, e minha resposta é sempre a mesma: comece pela MUSCULAÇÃO!

Não tem para onde fugir, ou você começa quando é novo, para melhorar sua aparência física, ou você começa por ordens médicas. Sabemos que estamos com uma expectativa de vida maior que nossos pais, por exemplo, nossa qualidade e tempo de vida aumentaram significativamente e muitos estudos mostram que a decisão de começar a praticar algum exercício físico o quanto antes é um dos responsáveis por isso.

Idosos fisicamente ativos têm maior longevidade (com qualidade) que os idosos fisicamente inativos, ao longo dos anos perdemos muitos músculos, e por isso, grandes conseqüências dessas perdas vêm com a idade, como quedas, quebras dos ossos, devido à fraqueza muscular que ganhamos ao longo dos nossos anos, etc.

Sendo assim, não se engane achando que apenas as pessoas com menos idade podem praticar musculação, os idosos podem e DEVEM praticar esta modalidade, NÃO HÁ RESTRIÇÕE, desde que bem orientada e acompanhada, o leque de exercícios são ilimitados, e sua melhora também, o que já não se aplica aos mais novos, podendo ter muito mais variedade, flexibilidade de horários e também de objetivos.

Comece com ela, e vá experimentando outras modalidades pelo caminho, apenas permaneça naquela que você mais se adaptou, nosso maior desejo é apenas que você não pare!!! Iniciamos mais uma semana, então, CORAGEM: amanhã é segunda-feira!!!

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais