Buscar no site

Não vão entregar a fatura

Silvio Freitas

  • 03/10/14
  • 09:00
  • Atualizado há 497 semanas

(*) Sílvio de Freitas

Bateu o desespero no dirigente do PSDB. Como não vão ter argumentos para entregar a fatura ao deputado de Presidente Prudente - este sim, de fora, que vem em Assis levar inúmeros votos - porque já imaginam o tamanho do estrago que a candidatura de José Fernandes vai fazer nas hostes tucanas na cidade. A candidatura de José Fernandes deverá receber uma votação extraordinária em Assis e região, e isso leva os tucanos ao desespero, principalmente porque já imaginam o que vai acontecer daqui a dois anos.

A candidatura do deputado de Presidente Prudente, que ainda está sub-judíce na Justiça eleitoral e enquanto perdurar esta situação todos os votos dados a ele serão impugnados, vai ter uma votação ridícula em Assis. Ao contrário de José Fernandes, um verdadeiro homem da terra, que trabalha na iniciativa privada (tão ao gosto dos tucanos), oferecendo emprego e renda a inúmeras pessoas, além de gerar impostos ao município. Enquanto isso, há certos tucanos que sobrevivem agarrados a empregos públicos, com a população pagando polpudos salários. É só dar uma checada no número de tucanos encastelados na Prefeitura e na folha de pagamento da Assembleia Legislativa. As pessoas vão se surpreender. Ao contrário dos petistas locais, que apesar do partido estar há 12 anos na Presidência da República, não tem nenhum membro local em empregos públicos com remunerações custeadas pelo contribuinte.

Já os tucanos não podem dizer o mesmo... O dirigente local do PSDB demonstra ignorância ao questionar que Assis está na segunda região mais pobre do Estado de São Paulo, atrás apenas do Vale do Ribeira. É só checar os dados do IBGE ou mesmo do próprio governo do Estado de São Paulo administrado em forma de capitanias hereditárias pelo PSDB. Esta é uma região muito pobre e os investimentos estaduais nesta região são ridículos. Ao contrário do governo federal, que de forma republicana, investe pesado nesta região, com benefícios claros à população. Que o atual prefeito, de forma lamentável, não diz que são construídos em Assis com recursos federais porque o governador do partido dele se exime de investir no município. Em vem surfando nas obras iniciadas pelo ex-prefeito Ézio Spera que estão sendo inauguradas agora em sua administração sem que fizesse qualquer esforço para que isso acontecesse.

Daria para citarmos uma série de benefícios que o governo federal trouxe para Assis, entre eles, dois conjuntos habitacionais permitindo que milhares de pessoas tivessem sua casa própria; o Samu; a UPA, a Academia da Saúde na Vila Progresso, etc. Já o governo Geraldo Alckmin realmente "investe pesado" em Assis e região. Presídios, pedágios com preços absurdos, segurança pública sucateada, Polícia Civil abandonada, e assim vai...

O dirigente do PSDB aí se arvora a falar de corrupção. Neste aspecto, o PSDB tem um know-how elevado. É só verificar o que acontece com as falcatruas cometidas nas obras do metrô em São Paulo (com desvios milionários que são investigados pelo Ministério Público da Suiça e não do Estado de São Paulo), no mensalão mineiro que a Justiça jogou para baixo do tapete, no Aécioporto construído pelo candidato do partido à presidência da República na fazenda do titio em Cláudio (Minas Gerais), e assim por diante. Só que tem um diferencial.

Todas as falcatruas tucanas são protegidas pela grande mídia que esconde ao máximo as irregularidades cometidas pelo PSDB, principalmente no Estado de São Paulo. Além disso, como pôde ser visto no debate dos candidatos ao governo do Estado na Globo, o PSDB jogou as ações da Sabesp na Bolsa de Nova York fazendo com que os assisenses paguem um preço absurdo na conta de água para garantir polpudos ganhos aos acionistas norte-americanos e estrangeiros. Isso é que "governo do povo". E isso faz com que milhares de pessoas sofram de falta de água na Grande São Paulo ocasionando dificuldades à população pobre e desemprego. A indústria paulista na Grande São Paulo já demitiu 3 mil pessoas após a crise de água originada pela incompetência de Alckmin.

É importante que a população saiba que o PSDB conta com o beneplácito da grande mídia que não denuncia de forma alguma suas irregularidades em função dos altos contratos que mantém com o governo tucano em São Paulo. Enquanto a educação pública paulista é um caos, há grandes contratos da Editora Abril e do Grupo Folha para publicar materiais didáticos com o governo estadual. Grandes contratos também com assinaturas de jornais e revistas que inundam as escolas estaduais paulistas. Em Minas Gerais, por exemplo, Aécio Neves liga pessoalmente aos donos dos meios de comunicação pedindo a demissão de jornalistas que denunciam suas irregularidades. Um exemplo disso é que foi criado no Estado o movimento "Minas Sem Censura" para denunciar o que acontece no Estado. O resultado disso é que o candidato tucano está em terceiro lugar nas pesquisas naquele Estado, onde governou por duas vezes com mão de ferro. E não é só em Minas Gerais...

Chega de hipocrisia. Se não fosse esta forte censura que acontece no Estado de São Paulo, o PSDB viraria pó. Como já está acontecendo, apesar de toda a estrutura midiática colocada ao seu serviço. O PSDB vai sair das eleições bem menor do que entrou. Vai ser um novo DEM.

(*) Sílvio de Freitas é presidente do diretório municipal do PT

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também