Buscar no site

No Pain, no Gain?

COLUNISTA - Magali Nascimento

Magali Nascimento

  • 11/07/22
  • 09:00
  • Atualizado há 93 semanas

Olá

Mais uma vez terei a satisfação de dividir minha coluna semanal no Assiscity: desta vez, a participação super especial será da Cláudia Bueno, educadora física, influenciadora digital, empreendedora, e que escreve aqui aos domingos.

Na semana retrasada, você teve oportunidade de ler sobre a dificuldade em começar a fazer coisas novas em nossas vidas, como praticar algum tipo de exercício físico, por exemplo.

Isto pode doer um pouco.

O exercício físico é um dano ao corpo, gerando micro lesões, e são nessas micro lesões que chamamos de "dores boas" (ou sem dores), que as fibras musculares se reorganizam, o exercício é um fator de estresse para nosso corpo, por isso tardamos tanto, ele parece uma "agressão" a princípio e depois, ao liberarmos os hormônios de prazer, e tudo que o envolve o mesmo, o enxergamos e o sentimos como sendo mais prazeroso, suportável e até muito divertido.

Mas também existem dores que não trazem nenhuma recompensa durante a prática de esportes. Aliás, podem prejudicar o desempenho em treinos ou competições e são causadas pelo atrito. Estamos falando das dores nos pés.

Existem calçados e meias específicos para o tipo de esportes que você pratica, e escolher bem vai minimizar os efeitos do atrito em seus treinos. Uma podóloga lhe indicará, se necessário, o uso de palmilhas especiais, que absorverão o impacto e corrigirão a pisada.

Os pés são muito exigidos em qualquer tipo de exercício. Eles suportam todo o peso de nosso corpo, multiplicado, conforme a situação. Essa sobrecarga pode causar pequenas ou grandes lesões.

Divulgação - Magali Nascimento e Cláudia Bueno - Foto: Divulgação
Magali Nascimento e Cláudia Bueno - Foto: Divulgação

Você já treinou com calos, dores na planta dos pés, unhas encravadas ou descoladas, frieiras ou bolhas? Provavelmente foi dolorido e desagradável. Estas são apenas algumas das dores que a prática de esportes pode causar.

E não podemos nos esquecer das artes marciais, dos esportes aquáticos e dos de areia. Os cuidados com os pés também são importantes, para evitar acúmulo de fungos e lesões. Boa hidratação, lavar e secar bem e alongamentos são muito importantes.

Manter uma rotina de cuidados com os pés antes e depois dos treinos ou competições, melhorará seu desempenho e vai prevenir problemas.

A Podologia Esportiva se preocupa em eliminar ou minimizar as dores que o esporte pode trazer para seus pés! Clubes esportivos e atletas de esportes individuais entenderam a importância dos cuidados com os pés e incluíram profissionais da área em suas equipes médicas.

Faça o mesmo por você, mesmo que seja apenas para manter (ou adquirir) a forma, por diversão, ou aquele fut de fim-de-semana.

E, é claro, tenha também, o acompanhamento de profissional de educação física.

Pratique esportes.

Beijos!!

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também