Buscar no site

O Natal e seus significados

COLUNISTA - Ana Luísa Rosnel

Ana Luísa Rosnel

  • 04/12/19
  • 10:00
  • Atualizado há 229 semanas

Chegamos ao mês de Dezembro e fui entrevistar algumas crianças e adultos sobre o que o Natal significa para eles, podendo citar algumas considerações.

Para as crianças não é tão mágico como pintam por aí; mas é muito positivo, uma data atraente e diria que um mês de oportunidades! A maioria me respondeu que gostava do Natal e que era legal. Quando os questionava a razão de gostarem, diziam que era por causa dos presentes!

Mesmo os maiores de 9 anos disseram gostar da data pelo mesmo motivo, mesmo não acreditando mais em Papai Noel. Isto se deve, por já compreenderem melhor o mundo a sua volta e ao acesso a informação, como a leitura e a escrita. Alguns relacionaram o Natal à beleza dos enfeites e iluminação das lojas e ruas, mas interessante mesmo, foi a associação à comida ofertada, que parece sempre marcar a todos, inclusive!

Pixabay

Também houveram respostas curtas e frias, (Ex: "não é nada", "... normal..." com olhares entristecidos, e teve um menino que falou que gosta porque ganha "ano bom") como se o Natal não tivesse muito significado ou não representasse algo especial. Nesses casos, são crianças e adolescentes que tiveram uma primeira infância sofrida, difícil, e que vivem em situação de vulnerabilidade, seja ela econômica e ou sociocultural.

Diante de nenhuma comoção, todos demonstraram algum tipo de esperança nesta data, mesmo que sejam balas gratuitas. Daí a oportunidade de abraçar um estranho vestido de Papai Noel, receber uma gentileza de alguém ou mesmo o presente que foi pedido em uma cartinha deixada no correio.

Já os adultos, se referiram ao Natal sendo mais significativo quando eram crianças, dizendo com nostalgia, o quanto eram felizes naquela época. Houve, neste momento, até lágrimas caindo, pois alguns disseram que era porque todos se reuniam. Pelo Natal simbolizar o nascimento de Jesus Cristo para quem é cristão; no dia 25 de Dezembro; alguns referiram-se à data com amor, gratidão, fé e enorme relevância. Deram exemplos de tradições na família, assim como gestos de solidariedade. Outros, mostraram-se indiferentes às comemorações, dizendo apenas ser uma época alegre e de muitos gastos. E certamente, teríamos aqueles que não gostam do Natal, não se importando em comemorar com alguém ou de alguma forma. Essas pessoas que não gostam, geralmente possuem histórias pessoais marcadas com situações infelizes ou frustrantes se não desastrosas em torno destas datas comemorativas de final de ano. Sofrem de ansiedade, angústia e tristeza principalmente, e muitas vezes preferem o isolamento. Acredito que não deveriam permanecer neste quadro, já que com psicoterapia seria possível amenizar essa dor e aproveitar o que essas datas trazem de benefício para nós.

Pixabay

Independentemente do que você pensa sobre o Natal, tente se envolver com ele, trate-o com reverência, não deixe de passar ao lado de alguém que ama, ilumine um cantinho qualquer ou enfeite com garrafa pet; seja gentil com as pessoas e talvez mesmo, generoso com alguém. A bondade lhe cairá bem e é nesta sensação de bem estar que será sentida, que está a verdadeira magia do Natal!

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também