Buscar no site

O que aconteceu em um minuto na internet?

COLUNISTA - Fernando Nascimento

Fernando Nascimento

  • 13/09/22
  • 10:00
  • Atualizado há 80 semanas

Talvez você já saiba a resposta. Muita coisa. Muita mesmo.

Falo sobre uma história que começou há cerca de 65 anos.

Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos buscavam uma forma de manter suas comunicações e suas informações seguras, em caso de um ataque da União Soviética.



Em 1958, os americanos criaram uma Agência de Pesquisas que é considerada o embrião da Internet como conhecemos, a DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency,ou Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa, em português), responsável pela pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para fins defensivos e militares, entre elas, a rede de computadores.

Divulgação - Fernando Nascimento - Foto: Divulgação
Fernando Nascimento - Foto: Divulgação

Foram décadas de inovações e avanços, até que, em meados da década de 1980, a Internet já estava consolidada como a principal rede de comunicação com alcance global, mesmo que sua invenção tenha sido com fins militares.

O ano de 1989 marcou o início da popularização da da Internet, com a criação da World Wide Web, ou, em português, "Rede de Alcance Mundial", desenvolvida para facilitar o trabalho colaborativo. Funciona como um sistema de distribuição de documentos de hipertexto (HTTP) interconectados e acessíveis por meio de um navegador web conectado à Internet.

Apenas uns recortes históricos para chegarmos aos dias atuais: quase 5 bilhões de pessoas, algo em torno de 63% da população mundial, são usuários ativos da rede, segundo pesquisa do Instituto Insper, de janeiro deste ano.

Anualmente, @LoriLewis e @OfficiallyChadd produzem o famoso infográfico "O que aconteceu na Internet durante 60 segundos".

Resolvi traduzir e reproduzir abaixo, com as informações de 2021:

divulgação

A pergunta do milhão é a seguinte: o que isso pode representar para seu negócio?

Vou repetir a resposta do primeiro parágrafo: muita, muita coisa.

De cada 10 pessoas, pelo menos 6 buscam notícias, fazem pesquisa, se relacionam e se comunicam, fazem compras, assistem todo tipo de conteúdo, emitem opinião, jogam, fazem divulgação e se divertem online. Apenas para citar algumas das coisas feitas na grande rede.

Situações indescritíveis há 65 anos são possíveis em segundos, com apenas alguns cliques.

Imagine comigo como serão as coisas em 2087?

Por mais que pareça bizarro, ainda existem pessoas resistentes a essa realidade. Ou, que ainda não tiveram o insight necessário para definitivamente, virarem a chave e se digitalizarem.

O que é óbvio deve ser dito: seu negócio precisa de uma estratégia digital. Mas, não basta apenas estar presente na Internet. Você precisa ser visto.

O gráfico que reproduzi aqui nos dá uma ideia de como a atenção das quase 5 bilhões de pessoas que acessam a Internet pode facilmente ser perdida, em meio a tanta informação

Apareça, mas com qualidade. Com um conteúdo relevante, visual e escrito, que chame a atenção de seus clientes, e daqueles que você quer conquistar.

Busque orientação profissional. Como escrevi em outra coluna, nem sempre a curiosidade (fazer as coisas sem o devido conhecimento) valerá a pena.

Apareça, e seja lembrado (a). E desejado (a).

Abraços!

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos