Buscar no site

O que realmente precisamos conhecer?

  • 11/10/13
  • 12:00
  • Atualizado há 549 semanas

Por Pr. Rodrigo Silva

Atos 8:26-38

Não é de hoje que o homem busca se superar diante do conhecimento. Podemos ver esse exemplo, lendo as Escrituras Sagradas, e compreendendo que a queda do homem foi ocasionada por seu descontrole em satisfazer a sua vontade de experimentar o fruto da árvore do conhecimento do bem o do mal, como vemos em Gênesis 2:16-17.

Lembro-me de uma frase de Platão que nos diz mais ou menos assim: "A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento."

Por esses dias estava andando pelas ruas e me deparei com um outdoor que possuía uma frase bem sugestiva, e que dizia: "Quem domina o conhecimento se dá bem".

Esta frase me deixou um tanto quanto pensativo e a pergunta que fazia a mim mesmo era que tipo de conhecimento nos faz bem.

Será mesmo que todo tipo de conhecimento nos faz bem? Sem dúvida existem conhecimentos que nos impulsionam para o bem. Mas quem sabe você me responderia que no curso da sua vida conheceu algumas coisas que não lhe ajudaram.

Diante disso o Bíblia nos conta a história de um Eunuco. Ele era etíope, responsável pelas riquezas de Candace, sua rainha.

Um dia este Eunuco estava retornando de Jerusalém lendo o livro de Isaías, mas não conhecia ou não entendei nada do que estava lendo. Diante de seu retorno a sua terra ele se encontra com um homem chamado Filípe, apóstolo do Senhor, e este então o ensina que Isaías estava falando acerca de Jesus e que Jesus é o único que pode mudar a vida de uma pessoa.

Talvez você cara leitor, se encontra a uma situação semelhante a este Eunuco. Está na carruagem da vida, sem direção, vivendo uma vida sem propósitos e sem intimidade com Jesus.

Aquele Eunuco apenas lia, mas não conhecia a Cristo. Vejamos algumas lições a serem destacadas a respeito do que realmente precisamos conhecer através do evangelho:

1- O mundo realmente precisa conhecer o poder da palavra de Deus. (v. 30-31)

Muitas pessoas estão errando por que não conhecem realmente o poder da palavra de Deus. Aquele Eunuco apenas lia a palavra, mas não tinha entendimento dela. Lutero nos diz que a Bíblia nos fará evitar o pecado. Pecado que dizer "errar o alvo" e muitas pessoas estão errando o alvo de sua vida por não conhecerem o poder das Escrituras Sagradas.

A palavra de Deus é que opera a Santificação, ou seja, que nos purifica do dias após dia, como diz em João 17:17 - "Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade."

A Bíblia também nos diz que a palavra de Deus nos limpa do pecado - João 15:3 "Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado."

Também temos na palavra de Deus um lugar de proteção ou um caminhar seguro, como vemos no Salmo 119:5 - "Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos."

A palavra de Deus também nos assegura de suas bênçãos sobre nós - João 15:7

"Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito."

2- O mundo realmente precisa conhecer a Jesus. (v.32-35)

Assim como aquele homem não conhecia a Jesus por não ter um relacionamento de intimidade com Ele, muitos nos dias de hoje apenas escutam acerca de Cristo, mas não vivem com Ele. Saiba que Jesus é a razão da nossa existência como diz o Apóstolo Paulo - Filipenses 1:21 "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho."

Muitos vivem buscando uma verdade momentânea ou aparente. Jesus é a verdade, a única verdade. Fyodor Dostoevsky (Escritor romancista Russo), segundo o site prazer da palavra, depois de deixar a prisão na Sibéria, só podendo ler a Bíblia, escreveu uma carta emocionante em que dizia: "Creio que não há nada mais amável, mais profundo e mais compassivo, mais racional, mais firme e mais perfeito que o Salvador. Se alguém me provasse que Cristo está fora da verdade e que, na realidade, a verdade exclui Cristo, eu preferiria ficar com Cristo a ficar com a verdade".

3- O mundo realmente precisa conhecer que existe uma nova vida. (v.36-38)

Existe uma nova vida para todo aquele que se rende ao nome de Jesus. Depois que aquele Eunuco entendeu e conheceu a Cristo realmente, a vida dele se transformou.

Como podemos desfrutar desta nova vida em Cristo? Entregando nossa vida a Ele e crendo eu Ele, Jesus, é o filho de Deus - Atos 8:37 "E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus."

Em uma era em que as pessoas buscam obter conhecimentos diversos. Que possamos também ter este desejo de conhecer a Jesus, pois este conhecimento durará toda a eternidade.

Pr. Rodrigo Silva

Website - http://rodrigosilva.iprcentralassis.com.br

Igreja Presbiteriana Renovada de Vila Cláudia

Assis - SP

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também