30 de Novembro de 2021
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

O que significa a sigla ESG e por que ela é tão importante para as empresas?

COLUNISTA - Elisa Cristina Garcia Barbosa

Conforme mencionado na coluna da semana passada, a sigla ESG vem do inglês e significa "Environmental, Social and Governance", o que, em português, quer dizer Ambiental, Social e Governança.

No contexto empresarial atual, essas palavras têm um sentido amplo, representando um conjunto de práticas realizadas por empresas.

Environmental, ou Ambiental, refere-se às práticas ambientais: como a empresa trabalha com questões como emissão de carbono, aquecimento global, gestão de resíduos, recursos naturais, ou seja, tudo o que se refere ao impacto ambiental causado pela empresa.

A sigla S representa Social, e se refere a como a empresa se relaciona com seus parceiros, clientes, funcionários, colaboradores, o meio em que está inserida socialmente, a comunidade ao seu redor, inclusão, direitos humanos, e todas as demais relações individuais e sociais permeadas por essa empresa.

Finalmente, Governance, em português, Governança, trata da adoção de boas práticas corporativas dentro da empresa, com transparência, ética, diversidade e respeito.

Uma empresa que desenvolve os princípios ESG demonstra engajamento em questões atuais, o que atrai investimentos e maior competitividade e visibilidade no mercado.
Divulgação
Elisa Cristina Garcia Barbosa
Elisa é advogada atuante na área de migração pelo Instituto ProBono e ProMigra/USP, mestre pela UNESP e consultora em ESG - OAB/SP 365.622
+ VEJA TAMBEM