Buscar no site

O teu cansaço não invalida o meu

COLUNISTA - Poliana Possati

Divulgação - Poliana Possati

  • 28/04/22
  • 09:00
  • Atualizado há 100 semanas

Se existe uma verdade que ninguém pode discordar é: Mãe de criança está sempre exausta. Noites sem dormir, aquela tosse que não passa, a energia da criança que parece não acabar além de inúmeras responsabilidades com a família, lar e trabalho. São muitas coisas para serem resolvidas antes do dia acabar.

O que me intriga neste percurso é que se toda mãe tem que percorrer os mesmos caminhos desde o nascimento até a vida adulta, porque não há empatia entre nós? Ouvimos com muita frequência de outras mães: "Você está cansada agora? Imagina quando andar!" "Você vai ver quando chegar na adolescência". "Aproveita que quando é pequeno não dá trabalho".

Acontece que esse tipo de afirmação faz crescer uma culpa que já não é pequena desde que eles nasceram. É como se ouvíssemos: Se você não está dando conta agora o que dirá daqui a um ano ou 10.



Divulgação - Poliana Possati, jornalista - Foto: Divulgação
Poliana Possati, jornalista - Foto: Divulgação

Eu estou cansada sim, enquanto um bebê me suga na livre demanda ou quando fica doente, ou quando não tem aula, ou simplesmente quando é um dia comum no final de semana. Por que não podemos desabafar? Por que não podemos contar com outras mães? Seja lá qual seja a fase dá trabalho sim! Cada momento é diferente com suas dores e delícias e em todas elas a mãe precisa se doar, cuidar e correr atrás.

O seu cansaço não te faz menos capaz. Você é a melhor mãe que poderia ser para seu filho. Tenho certeza que em nenhum outro momento você tenha se esforçado tanto quanto faz agora.

Às outras mães que insistem em rebater que só ficarei cansada mesmo daqui alguns anos eu digo: estou cansada sim e o seu cansaço como cuidadora de crianças maiores não invalida o meu que é cuidar de um bebê. Que possamos nos apoiar uma nas outras e criar uma grande rede de apoio. Mãe é um ser forte de muita coragem e luz. Mas também precisamos de atenção, carinho e uma palavra amiga em muitos momentos desta árdua e apaixonante jornada.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos