Buscar no site

O verão piora a pele

  • 06/03/11
  • 00:00
  • Atualizado há 681 semanas

Por : Dr. Luciano M Arantes, Farmacêutico das empresas Biofórmula & Bioanálise

A estação mais quente do ano é bem propícia para curtir a praia e pegar aquele bronzeado, tão adorado pelas mulheres. Em contrapartida, o verão também pode prejudicar a pele, fazendo com que manchas, como os melasmas (de tom marrom e castanho que aparecem no rosto, principalmente das mulheres), fiquem piores.

O melasma é causado pela produção excessiva de melanina (pigmento que colore a pele e os pelos). O verão é um grande vilão nesse caso porque o problema piora com a exposição solar, que não é a única culpada pelo aparecimento dessas manchas, muito comuns durante a gravidez.

O melasma também pode ser desencadeado por alterações hormonais, pílula anticoncepcional, predisposição genética e estresse. É mais frequente em pele morena.

Para ajudar a combater a questão, novos tratamentos apresentados em congresso de dermatologia realizado em Nova Orleans (EUA) prometem clarear as manchas. Recém-lançados no mercado norte-americano, os cremes prometem ser uma alternativa aos tratamentos com hidroquinona e ácido retinóico, que podem causar alergia.

O produto mais inovador, segundo especialistas, é um creme à base de uma enzima que quebra a melanina. Como não atua nas células que produzem a melanina (como faz a hidroquinona), não é tóxico e pode ser usado por grávidas. Entretanto, é indicado para manchas mais estáveis, que não estão aumentando, e superficiais.

Já outro tratamento, também apresentado no encontro de dermatologia, é um kit : um limpa a pele, outro contém moléculas que inibem a enzima essencial na produção da melanina, e outro, com ácido glicólico, clareia a pele e melhora a penetração do creme. Nesse caso, os efeitos só podem ser observados a longo prazo.

Atualmente, já existem outros tratamentos mais comuns, como os cremes clareados, à base de hidroquinona e ácido retinoico, tratamentos a laser e o peeling, que elimina a melanina por meio de descamação da pele.

Venha realizar uma análise completa da sua pele na Biofórmula farmácia de Manipulação, localizada na Av. Paraguaçu, 31, Paraguaçu Paulista SP, Fone 3361-2450.

Consultora Farmacêutica: Dra. Daniella Simões Bandiera Arantes.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos