Buscar no site

Obesidade pode matar!

  • 14/01/15
  • 12:00
  • Atualizado há 483 semanas

Estar acima do peso aumenta as chances de inúmeros problemas de saúde, mas a obesidade pode te matar?

Esta parece ser uma conclusão óbvia, mas existe muito mais que isso. Continue lendo para entender melhor os impactos que a obesidade pode ocasionar na sua saúde e longevidade.

Existe uma certa diferença entre estar acima do peso e estar obeso. Contudo, esta distinção pode variar de acordo com quem está definindo os termos.

Alguns dizem que você está obeso se seu peso for 50 quilos a mais do que você deveria ter, enquanto outros dizem que somente se seu peso for 100 quilos a mais do que deveria. Essa questão é muito confusa com definições de "acima do peso", "sobrepeso" e "obesidade". Então o que você pode fazer para saber realmente qual o seu estado real?

Uma resposta simples pode ser encontrada no IMC (Índice de massa corporal). Essa é a formula que é usada para estimar o quão saudável seu peso está. Ela tem sim algumas falhas, mas é uma boa ferramenta para a grande maioria das pessoas. Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso (em quilogramas) pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.

Como calcular seu IMC?

Por exemplo, se você pesa 60Kg e mede 1,67m, você deve utilizar a seguinte fórmula para calcular o IMC:

IMC = 60 ÷ 1,67²

IMC = 60 ÷ 2,78

IMC = 21,5

Existem algumas exceções. Considerando que essa é uma formula simples, aqueles que são muito altos ou baixos podem ter números distorcidos. Músculos também afetam o cálculo.

Se você está acima do peso ou obeso, então a sua saúde está em risco. Muitos desses riscos decorrentes da obesidade podem ser fatais, como AVC, diabetes, colesterol alto, pressão alta e doenças do coração.

Mas você poderia argumentar que pode tratar todas essas doenças individualmente. Sim, você tem razão. Desta forma nem sempre é a obesidade que vai matá-lo, mas muito provavelmente você vai viver mais e melhor se perder peso. É uma questão de qualidade de vida.

Perder peso é um conceito simples, mas nem sempre isso é fácil de se fazer. Isso pede um pouco do seu comprometimento para fazer acontecer, mas pode sim ser feito. É tudo questão de seguir um plano de comer bem e fazer atividades físicas.

Conclusão: A obesidade é causa de inúmeras doenças graves que podem até chegar a causar a morte. Emagreça e tenha hábitos saudáveis de vida. Assim você vai viver muito mais e melhor.

fonte:corpo e saúde

*Mônia Fadel

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais