Buscar no site

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Pacto Global da ONU no Brasil

COLUNISTA - Elisa Barbosa

Elisa Barbosa

  • 09/03/23
  • 08:00
  • Atualizado há 58 semanas

O Pacto Global da ONU no Brasil e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) assinaram na terça-feira, 14, o Acordo de Cooperação Técnica para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no País e disseminar os dez princípios do Pacto Global da ONU.

De acordo com a ONU, "os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil."

Segundo Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, "Nosso objetivo é trazer as empresas para essa discussão de maneira efetiva. Elas têm capacidade produtiva e de inovação e são o problema, mas também são a solução para avançar nos ODS, reduzir os impactos negativos e extrair tudo o que podemos de positivo nesses temas."

Divulgação - Elisa Barbosa - Colunista
Elisa Barbosa - Colunista

A parceria é importante para implementar as ODS e desenvolver estratégias para, dentre outros, proteger a Floresta Amazônica. Assim, casos como o do povo Yanomami não aconteceria novamente, devido às estratégias de proteção e fiscalização. Os projetos serão coordenados pela Comissão de Meio Ambiente do CNMP e por um Grupo de Trabalho criado pelo Pacto Global da ONU no Brasil.

Outra preocupação das partes é a emissão de carbono e o papel importante do Brasil neste tocante: "O Ministério Público, que tem em seu quintal a Floresta Amazônica, dará um exemplo para o Brasil e para o planeta", comentou Fábio Galindo, chairman e co-CEO do grupo Future Carbon Holding.

O acordo tem ainda como foco o agronegócio e a responsabilidade social das empresas.

Fato é que, agora, depois de quatro anos afastado de reuniões, iniciativas e acordos voltados à proteção ambiental, o Brasil está dentre um dos principais focos mundiais, tendo em vista que já foi referência no assunto.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais