A Trilha tem como ferramenta o Termômetro de Direitos Humanos Proactiva, que permitirá às empresas avaliarem sua aderência aos principais parâmetros internacionais de Direitos Humanos, incluindo os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU.
No Brasil, atualmente, há 1.600 empresas participantes. A ferramenta pode ser acessada de forma gratuita e os dados são confidenciais. As empresas podem acessar a plataforma até o dia 22 de julho através do site https://termometroedh.proactivaresults.com/.
Empresas não signatárias do Pacto Global da ONU no Brasil, poderão demonstrar interesse para participar, com 15 vagas para essa finalidade, além de outras 15 para as que estão em outras redes do Pacto Global, mas não participam no Brasil. No link Trilha de Direitos Humanos (pactoglobal.org.br) empresas não participantes do Pacto Global podem entender como aderir e utilizar a ferramenta.
Saber se sua empresa respeita e promove os princípios ESG é importante tendo em vista que estes são temas críticos e o mundo têm cobrado das empresas compromissos e metas ligados às questões mais urgentes, conforme afirma Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil
