Buscar no site

Pés e Mães

COLUNISTA - Magali Nascimento

Magali Nascimento

  • 06/06/22
  • 08:00
  • Atualizado há 97 semanas

Olá. Esta semana, minha coluna será em conjunto com minha companheira de Assiscity, Poliana Possatti, que escreve às quintas-feiras sobre maternidade real, entre outros assuntos.

A Podopediatria é voltada para os cuidados com os pés de crianças de 0 a 12 anos.

Mas também temos que falar das mães.

Gestar um bebê pode ser um momento empoderador para algumas mulheres e intimidador para outras. Enquanto uma parcela exalta o brilho no cabelo sedoso e curvas volumosas que dão orgulho, algumas não suportam ter que ganhar tanto peso, sofrem os 9 meses com enjoos e ainda precisam lidar com o julgamento alheio, além da enxurrada de opiniões que não serve para absolutamente nada.

Neste período, é necessário desvencilhar-se de pessoas aleatórias que querem apenas emitir uma opinião em que nada acrescenta. O momento é apenas seu, faça valer a pena e aprenda a olhar mais pra dentro de si e principalmente cuidar mais de você. Cuidados diários fazem toda a diferença neste momento tão único.

O acompanhamento podológico durante a gravidez não pode ser negligenciado.

Divulgação - Magali Nascimento e Poliana Possatti - Foto: Divulgação
Magali Nascimento e Poliana Possatti - Foto: Divulgação

O foco será na ativação da circulação das pernas e pés; na hidratação, para prevenir rachaduras que ocorrem com a soma dos pesos da mãe e do bebê. Sua podóloga também vai cortar profissionalmente as unhas, afinal, o barrigão não permite esta atividade tão comum, não é mesmo?

Você também contará com a orientação do uso de calçados (baixos, com solado grosso e confortáveis - esqueça rasteirinhas ou salto alto neste período). E vai evitar o surgimento de frieiras e unhas encravadas, comuns na gestação.

A gravidez passou, e seu bebê nasceu. Com a orientação de um (a) Pediatra, você toma todos os primeiros cuidados, inclusive, do teste do pezinho. Aliás, sabia que hoje, 06 de junho, é o Dia Nacional do Teste do Pezinho?

O exame consiste em furar o pé do bebê, onde é extraída uma pequena amostra de sangue e permite rastrear dezenas de doenças. E acredite, aquele furinho no calcanhar dói mais em você do que no bebê. É o primeiro exame que faz com que mães já queiram se colocar no lugar dos seus filhos.

E mesmo sendo tão importante, somente 58% dos recém-nascidos realizam o exame até o quinto dia de vida, segundo dados recentes do Ministério da Saúde. Para reverter esse cenário são lançadas campanhas como o Junho Lilás que destaca a importância do Teste do Pezinho.

Saiba que cada fase da vida de seu bebê também precisará da tia Podóloga, figura importante para acompanhar o desenvolvimento e prevenir alguns problemas dos pequenos pacientes.

Recém-nascidos têm grande flexibilidade nos pés, que absorvem e perdem calor com maior frequência, e podem apresentar um desenvolvimento incorreto das unhas, mais suscetíveis a encravamentos, ou a cortes inadequados (inúmeros pais têm receio de cortar as unhas do bebê).

A infância também marca o início dos movimentos (engatinhar, andar, correr, pular), o que causa alterações na carga de esforços dos pés da criançada. Não negligencie o cuidado com os pés de seus filhos.

A gravidez e a maternidade têm muitos desafios e dificuldades. Cuidar dos pés não precisa ser mais um deles!

Esperamos que estas dicas auxiliem seu dia-a-dia, mamães (e papais também ok?). Busquem sempre os melhores cuidados profissionais para seus filhos, eles são o que você tem de mais precioso.

Mas Magali e Poliana, não sou mãe, isto não é pra mim… temos certeza que você conhece alguém que precisa saber sobre o assunto. Espalhe boa informação.

E comentem com a gente. Este espaço também existe para dúvidas e mais informações. Se precisar, estaremos sempre aqui!

Beijos

Magali Nascimento e Poliana Possatti.

Serviço

Podóloga Magali Nascimento

WhatsApp: (18) 99735-8952

Instagram: @podomagalinascimento

Facebook: Podóloga Magali Nascimento

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também