Buscar no site

Pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial aponta que 72% das mulheres sofreram assédio no trabalho

COLUNISTA - Elisa Barbosa

Elisa Barbosa

  • 14/05/22
  • 08:00
  • Atualizado há 101 semanas

A Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) realizou uma pesquisa intitulada "A Mulher na Comunicação" e os dados revelaram que, apesar de haver muitas mulheres no mercado de trabalho, elas ainda são subestimadas e concorrem em situação de desigualdade com os homens.

"Embora as mulheres estejam majoritariamente presentes no mercado de Comunicação Corporativa - e observamos isso pela nossa rede de associadas, a pesquisa mostra que ainda há desafios e barreiras na questão da equidade de gênero dentro das organizações, que são reflexo da própria sociedade", diz Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje.

De acordo com a pesquisa, 38% das entrevistadas revelaram que sentem falta de treinamento, 37% apontam o baixo nível de promoção entre mulheres, 28% apontam a desigualdade de tratamento entre os gêneros e 24% percebem os salários menores pagos às mulheres.

Divulgação - Elisa Barbosa, especialista em ESG - Foto: Divulgação
Elisa Barbosa, especialista em ESG - Foto: Divulgação

Além disso, apenas 29% das entrevistadas conhecem as políticas de equidade de gênero em suas empresas, sendo que apenas 24% das organizações têm programas específicos para esse fim. Em quase um quarto (23%) das organizações, a remuneração da mulher é menor que a do homem no mesmo cargo, e em um terço (33%), as mulheres têm menos oportunidade de crescimento profissional que os homens.

No entanto, um dos maiores problemas enfrentados pelas mulheres em seu local de trabalho é o assédio: 72% das participantes, ou três em cada quatro, já enfrentaram assédio no local de trabalho, da mesma forma que 77% já presenciaram atos de assédio contra outras mulheres no local de trabalho.

A íntegra da pesquisa pode ser acessado clicando aqui.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também