Buscar no site

Podóloga ou pedicure?

COLUNISTA - Magali Nascimento

Magali Nascimento

  • 31/01/23
  • 09:00
  • Atualizado há 60 semanas

Olá

A área de cuidado com os pés está em crescimento acelerado. E com isso faz surgir uma dúvida importante: as diferenças de atuação entre um profissional da podologia e um pedicure. Ambos os profissionais são importantes para a saúde dos nossos pés, porém com funções diferentes.

Apesar de ambas as áreas cuidarem do mesmo membro do corpo, o foco é completamente distinto. Enquanto uma cuida de questões estéticas e de beleza, a outra cuida da saúde dos nossos pés e unhas.Ou seja, se você costuma ir ao pedicure semanalmente para fazer as unhas lembre que uma podóloga também deve ser consultada com regularidade para garantir a saúde dos seus pés.



Resumidamente, a podóloga é a responsável por garantir a saúde dos seus pés. Você já deve ter percebido que cada pessoa possui um formato de unha e um tipo de pisada, não é mesmo? Isso influencia em problemas individuais que só um profissional da podologia pode solucionar, por exemplo: unhas encravadas, calosidades, micoses e até orientação para comprar palmilhas e sapatos.

Diferente de pedicures, os podólogos possuem uma formação técnica específica, assim como qualquer outro profissional da saúde. Dessa forma, ele é capacitado para reconhecer e propor o tratamento adequado para as diversas doenças dos pés. Nessa rotina caótica em que vivemos é comum sentirmos dores nos pés ou termos calos e bolhas pelo uso constante de sapatos desconfortáveis. Problemas relacionados a unhas encravadas, infecções nas unhas e dores constantes nos pés também são alguns dos motivos pelos quais você deveria consultar um podólogo. Mas não é só diante de problemas que eles devem ser procurados, assim como consultas médicas de rotina, os podólogos devem aparecer com regularidade na sua agenda, ok?

Além disso, em uma podóloga você não precisa levar os instrumentos, que serão esterilizados constantemente.

Divulgação - Magali Nascimento, Podóloga - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
Magali Nascimento, Podóloga - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

E uma pedicure?

Entendendo a função de uma podóloga, a diferença entre os dois profissionais já fica bastante clara. A pedicure é aquela que você costuma marcar antes de um evento especial, ou até mesmo semanalmente, para cuidar da estética das suas unhas. Seja para retirar as cutículas, renovar a cor do esmalte ou até mesmo para a limpeza, todos os cuidados básicos acabam passando inicialmente por ela.

Na pedicure, é sempre bom você levar seu próprio alicate e outros instrumentos.

Apesar de ter um contato mais próximo, não é recomendado que ela seja a responsável por tratar qualquer situação mais complexa como as citadas acima.

Foi possível ver a diferença? Por mais que ambas possuam a sua importância no mercado da saúde e estética, cada uma tem a sua própria função específica!

Procure uma podóloga por prevenção, ou sempre que necessário, e procure uma pedicure, para cuidar da estética de seus pés.

Beijo!

Reproduzido: https://blog.sc.senac.br/pedicure-x-podologia/

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos