Buscar no site

Preconceito não leva a lugar nenhum

Colunista - Cláudia Bueno

Cláudia Bueno

  • 13/11/22
  • 09:00
  • Atualizado há 74 semanas

O exercício físico é e sempre será bem-vindo em qualquer época, de qualquer forma (desde que bem orientado), para qualquer idade ou gênero.

O câncer mata muitas pessoas no mundo todo, e como estamos no mês de prevenção do câncer de próstata, falaremos mais dele ainda nesta coluna, já que o novembro é dedicado à ele por alguns motivos: conscientização do homem, menos preconceito e auto-cuidado.

Muitos mitos foram construídos em relação aos homens ao longo dos anos, sobre alguns exercícios também, e em pleno século XXI, ainda continuarmos com essa conversa chega a ser decadente.

Todos nós temos o direito e dever de nos cuidarmos, por isso, praticar exercício físico também é um ato de AMOR: amor próprio, amor pela vida que lhe foi concedida, amor pelo seu corpo, pela sua saúde, enfim.

Divulgação - Cláudia Bueno - Educadora física / Foto: Divulgação
Cláudia Bueno - Educadora física / Foto: Divulgação

Muitos dos benefícios do exercício e o câncer de próstata só foram descobertos recentemente com base em muitos estudos. Cientistas no mundo todo estudam sobre o câncer: como impedi-lo, como retardá-lo e como achar uma cura para tal, porém, ainda não temos essa boa notícia, mas temos uma ótima orientação: PRATICAR EXERCÍCIOS!

A massa muscular, força e função física são três dos principais componentes mais estudados quando pessoas com câncer participam de programas de exercício. Esses componentes são particularmente relevantes considerando a alta mortalidade de pessoas com caquexia do câncer (síndrome caracterizada pela perda rápida de peso corporal, força e massa muscular). Então, qual seria o melhor exercício a se praticar?

EXERCÍCIO DE FORÇA (popularmente conhecido como musculação) é eficaz para aumentar a força e a massa muscular, bem como diminuir a gordura corporal de pessoas com câncer submetidos à terapias. É importante destacar, porém, que exercícios físicos orientados, mas realizados em casa sem supervisão, demonstram pouco ou nenhum efeito na massa e força muscular de pessoas com câncer de próstata, diferentemente de quando o exercício é supervisionado.

Isso demonstra a importância da promoção de programas de exercícios supervisionados para aumentar e/ou manter massa e força musculares de pessoas com câncer durante e após o tratamento.

MUSCULAÇÃO, CROSSFIT, TREINAMENTO FUNCIONAL, ARTES MARCIAIS ou qualquer exercício que tenha em sua programação alguns exercícios voltados para a capacidade de FORÇA são e sempre serão ótimas opções para homens, não fique arranjando desculpas, arranje um tempo e vá TREINAR!!!

Informação e preconceito não combinam, é nossa responsabilidade cuidar daquilo que temos de mais precioso: NOSSA VIDA! Grande parte desta coluna hoje foi baseada em um artigo de revisão de Rafael Deminice, 2022.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais