Buscar no site

Setembro Amarelo. Precisamos falar sobre suicídio

COLUNISTA - Fernando Nascimento

Fernando Nascimento

  • 06/09/22
  • 08:00
  • Atualizado há 84 semanas

O Setembro Amarelo é um movimento de conscientização contra o suicídio. Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

Tudo começou com um rapaz americano chamado Mike Emme. Em 1994. O jovem cometeu suicídio, com apenas 17 anos. A família e os amigos não identificaram os sinais de que ele pretendia tirar sua própria vida.

Durante o funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: "Se precisar, peça ajuda". A ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo país. A cor amarela remetia ao veículo que Mike restaurou e pintou com suas habilidades mecânicas: um Mustang 1968.

Em nosso país, a campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil em 2015, com a proposta de associar a cor ao mês. São registrados no Brasil mais de 12 mil suicídios por ano, um a cada hora, e cerca de três tentativas, durante o mesmo intervalo de tempo.

É um problema de Saúde Pública, de acordo com o Ministério da Saúde.

É um problema nosso.

Conversar com as pessoas do nosso círculo familiar ou de amizades, é papel de cada um. Especialmente, em tempos de relacionamentos virtuais, como os que temos experimentado nos últimos anos.

Sim, simples conversas podem ser suficientes para que as pessoas busquem ajuda. Caso necessário, ajuda profissional (geralmente são).

Sem julgamentos ou preconceitos. Muitas situações tratadas como "mimimi' ou "frescura" podem ser potenciais para atos de suicídio.

Divulgação - Fernando Nascimento - Foto: Divulgação
Fernando Nascimento - Foto: Divulgação

A sociedade em geral, o poder público, os influencers e os formadores de opinião precisam fazer parte desta discussão. Conscientização, informação e prevenção andam juntos, e podem produzir eficazes no combate a um dos maiores males do século.

Além disso, existem entidades como o CVV (Centro de Valorização da Vida),que são referência, através de seus voluntários, para ajudar pessoas que precisam falar sobre seus sentimentos.

Em Assis, o CVV atende pelo telefone 188, por chat e também no Terminal Rodoviário, Av. Getúlio Vargas, nº 1001, Bloco 1, sala 01 e 02 - piso superior, diariamente das 19 às 23 horas.

O Setembro Amarelo é uma iniciativa conjunto do CVV, CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

Converse com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, colaboradores. Seja instrumento de divulgação de informações sérias e verídicas.

Não é um problema que possamos empurrar para debaixo do tapete. Vamos fazer nossa parte. Vidas podem ser salvas.

Todas as pessoas importam.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também