Buscar no site

Um homem descontente

  • 26/06/13
  • 11:00
  • Atualizado há 565 semanas

*Pastor Rodrigo Silva

Olá caro leitor;

Estamos vivendo um período marcante no cenário brasileiro. Diante das manifestações que estão acontecendo em todo Brasil, vemos que estas ações apenas deixam transparecer um descontentamento do povo para com aqueles que dirigem nosso País.

O descontentamento pode gerar duas ações em um grupo de pessoas ou em uma pessoa somente, sendo elas o conformismo ou o desejo de transformação.

Uma pessoa pode ficar conformada com a situação que vive, mesmo sendo ruim. Outra pode ter uma atitude diferente, ou seja, a transformação, pois ela não aceita o estado que está e almeja mudança.

Estou hoje aqui para refletir com você acerca da vida de um homem chamado Bartimeu, que está registrada no evangelho de Marcos 10:46-52.

Ele era um homem cego, esquecido da sociedade, cheio de incertezas, medos, frustrações. Embora estivesse vivendo este estado arruinado de vida, ele estava descontente com seu estado, ele não se conformou com seu estado natural e lutou pela transformação de sua vida.

Diante de sua atitude Bartimeu nos dá três lições de que é possível transformar para melhor:

I- Ele não estava contente com a sua vida:

Não é difícil encontrar pessoas a nossa volta que estão acomodadas em seu modo de viver. Podemos chamar isso de conformismo também, pois a pessoa se conforma com o estado em que sua vida se encontra, uma vida sem expectativa, uma vida sem sonhos, uma vida sem qualquer posicionamento de mudança.

Uma das coisas mais tristes, ao meu ver, são aqueles que tomam uma posição ou tentam tomar, mas não sabem o que fazer. Quantas vezes nos deparamos com notícias de pessoas que não aguentavam mais seu estado deplorável de vida que tentaram acabar com ela, ou de fato conseguiram, através do suicídio, dos vícios, etc.

Bartimeu não estava contente com a vida que vivia. Um homem que possuía uma limitação, sendo que era acometido pela falta de percepção visual.

Quando Bartimeu escutou os passos daquelas pessoas ficou afoito, queria saber o que estava acontecendo naquele lugar, algo que saia da rotina. Logo Bartimeu soube que era Jesus que estava passando por ali e isto o encheu de esperança.

II- Ele não estava contente com as pessoas:

Claro que você deve estar se perguntando qual o fator predominante para que Bartimeu estivesse descontente com as pessoas. Naquele tempo as pessoas que possuíam algum tipo de limitação física eram desprezadas. Acreditava-se que possuíam algum pecado em oculto, ou estavam pagando pelos seus pecados. Bartimeu era alguém isolado de tudo e de todos. Bartimeu era alvo das críticas das pessoas.

Será que você se identificou com algo?

O que me incomoda realmente em algumas situações são pessoas que menosprezam as outras. Dirigem a outras pessoas palavras como: "Você não serve para nada"! "Você acha que vai ser alguém na vida"?.

Pois bem, com certeza Bartimeu já havia escutado muita coisa desse tipo a seu respeito, por isso estava cansado das pessoas que não o ajudavam e o diminuíam sempre.

Minha oração hoje é para que você não de ouvidos as pessoas que te desanimam, te colocam para baixo.

Bartimeu se apegou a Jesus naquele momento e Jesus mudou a sua vida. Jesus abriu os olhos daquele homem e o fez enxergar a sua preciosidade. Você também é especial para Jesus meu amigo leitor(a).

II- Ele não queria apenas a transformação, mas o Senhor dela:

Quando lemos esta história o que mais me impressiona foi à atitude de Bartimeu após alcançar a sua cura, o milagre, a mudança que precisava.

Depois do milagre da transformação de vida, diz a Bíblia que Bartimeu seguia Jesus por onde ele passava. Bartimeu queria estar ao lado de Jesus a todo o momento.

Quero direcionar esta seta para minha vida e sua vida também, pois Bartimeu nos dá uma lição lindíssima de posicionamento diante do estado de uma vida sem propósito.

Talvez você está lendo este texto e está pensando: "Eu preciso desta mudança"; "Minha família precisa desta mudança".

Me sinto na liberdade de dizer a você que esta mudança está em Jesus Cristo. Jesus é o único que pode mudar uma vida por completo.

Quero desafiar você a ter um pensamento grandioso de sua vida ao lado de Jesus. Pense grandiosamente ao lado de Cristo. Faça como Bertimeu que não apenas pensou em mudança de vida, mas lutou por ela ao lado de Jesus.

O autor Rick Warren, autor de "Uma vida com propósito", diz: "O aspecto mais prejudicial da vida contemporânea é pensar a curto prazo."

Que sua posição seja de uma atitude transformadora, mas para melhor. Viva, exale vida, transmita vida ao lado de Jesus.

*Pastor Rodrigo Silva

Igreja Presbiteriana Renovada de Vila Cláudia

Assis/SP

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também