Buscar no site

Você conhece o Grupo Amor Exigente?

Redação Paraguacity

  • 18/10/10
  • 23:00
  • Atualizado há 701 semanas

Por Suely Bertholdo

O AMOR-EXIGENTE é um grupo de auto e mútua ajuda, que visa a mudança de comportamento, com uma proposta educativa, baseada em princípios éticos, morais e espirituais, que tem por objetivo melhor qualidade de vida e das relações das pessoas.

Os 12 Princípios básicos do AMOR-EXIGENTE norteiam as pessoas que buscam qualidade de vida nos grupos de AE. O AMOR-EXIGENTE ensina os pais a tomar posição, a superar as crises, a ir a procura de cooperação para enfrentar os desafios. É um extraordinário Programa de Qualidade de Vida, cujos Princípios dão um novo enfoque para comprovados conceitos de educação.



12 PRINCÍPIOS BÁSICOS DO AMOR-EXIGENTE:

1° Princípio: RAÍZES CULTURAIS - Os princípios e valores de integridade moral e ética são imutáveis. Os problemas de família têm raízes na estruturação atual da sociedade. Em família deve existir respeito, amor e compreensão entre seus membros.

2° Princípio: OS PAIS TAMBÉM SÃO GENTE - Os pais devem assumir suas limitações e fraquezas, pois são humanos e não super-heróis.

3° Princípio: OS RECURSOS SÃO LIMITADOS - Aprenda a dizer NÃO. Nossos limites físicos, emocionais, financeiros são limitados. Devemos ensinar aos filhos o respeito aos próprios limites, aos dos pais e de outras pessoas.

4° Princípio: PAIS E FILHOS NÃO SÃO IGUAIS - Pai é guia, orientador, protetor, legislador. Deve conduzir os filhos, criando regras que devem ser respeitadas e que vão prepará-los para enfrentar o mundo. Os pais devem manter atitudes coerentes, competentes; dirigir o lar e a família com firmeza, sabedoria, respeito, buscando proteger e orientar os filhos, alicerçados em valores morais e éticos nos quais acreditam.

5° Princípio: A CULPA - A culpa torna as pessoas indefesas e sem ação. As emoções negativas, especialmente a culpa, impedem a tomada de decisão e o enfrentamento da crise dela decorrente. O pai deve fazer a sua parte do modo mais completo possível, conscientes de haver cumprido o seu papel.

6° Princípio: O COMPORTAMENTO DOS FILHOS AFETA OS PAIS E O DOS PAIS AFETA OS FILHOS - Os pais devem manter-se sempre equilibrados, coerentes, não usar palavras ofensivas, ser sóbrio e exigir sobriedade, respeitar para exigir respeito, cumprir promessas para poder cobrar, para conduzir sua família no rumo certo.

7° Princípio: TOMADA DE ATITUDE - Tomar atitude precipita a crise. As atitudes somente devem ser tomadas depois de bem analisadas, assumindo posturas claras e bem definidas. Caminhe junto, fortaleça e anime o seu filho, mas sobretudo, busque uma nova qualidade de vida para você.

8° Princípio: CRISE - Assumir posições, tomar atitude, precipita a crise, que, se bem administrada gera a possibilidade de mudança positiva. É preciso ter coragem e disposição para mudar e ser capaz de amar os filhos de modo a fazer o que precisa ser feito, sem pena deles ou de si próprio.

9° Princípio: GRUPO DE APOIO - Na comunidade, as famílias precisam dar e receber apoio. O grupo de apoio ajuda os participantes a refletirem sobre suas dificuldades e limitações de cada um.

10° Princípio: COOPERAÇÃO - A essência da família repousa na cooperação, não só na convivência. Os pais devem despertar nos filhos a responsabilidade pelas pessoas de seu grupo familiar e social.

11° Princípio: EXIGÊNCIA E DISCIPLINA - A exigência na disciplina tem o objetivo de ordenar e organizar nossa vida e de nossa família. Aquilo que não se aprende em casa, a vida ensina a duras penas. Duras para os pais e para os filhos.

12° Princípio: AMOR - Amor com respeito, sem egoísmo, sem comodismo. Deve ser também um amor que orienta, educa e exige. No AMOR-EXIGENTE amar é um grande desafio. É uma decisão. Decisão para ser a pessoa certa para o mundo onde se vive. O VERDADEIRO AMOR TEM COMPROMISSO COM VALORES MAIORES DO QUE A SATISFAÇÃO DE DESEJOS.

O GRUPO AMOR-EXIGENTE DE PARAGUAÇU PAULISTA REUNE-SE ÁS QUARTAS - FEIRA, ÁS 20 HORAS, NA AVENIDA PARAGUAÇU N° 58, CENTRO, NESTA CIDADE.

Sejam bem vindos ao nosso grupo! Participem!

Suely Bertholdo - Voluntária do Grupo Amor Exigente

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos