Buscar no site

5 dicas infalíveis para passar as roupas com perfeição

Veja o tutorial com as dúvidas mais frequentes dessa prática do dia a dia

Divulgação

  • 22/04/18
  • 13:00
  • Atualizado há 312 semanas

Seja assistindo televisão ou escutando músicas, passar as roupas é um trabalho que requer tempo e uma atenção especial. Deixar cada peça perfeita e pronta para ser usada não é fácil, mas quando o resultado fica bom, a satisfação de vestir o seu traje preferido é ainda melhor. Segundo pesquisa realizada na Suécia pela Electrolux no final de 2017, uma roupa bem passada melhora seu ânimo e autoestima. Quando o bom humor aparece, tudo flui de maneira melhor, não importa a situação do dia. A roupa é mais do que nunca um símbolo de identidade, que nos permite expressar a nossa opinião e como nos sentimos independente da ocasião.

Cada etapa do processo de cuidar das roupas é importante, desde a lavagem até a maneira que as peças são passadas, dobradas e guardadas. Nylon, seda, jeans... os tecidos são muitos no guarda-roupas e cada um possui diferentes cuidados. Antes de tudo, para saber quais são os cuidados necessários para determinada peça é essencial ler e entender a sua etiqueta e ver se o tecido pode ser passado ou não. Depois, o trabalho pode ser iniciado!

A seguir, Flamarion Pirtouscheg, Gerente de Categoria de Produtos da Electrolux, responde perguntas comuns na hora de passar roupas:

Como eu escolho a ordem das peças?

É necessário sempre começar pelos tecidos finos que exigem temperatura mais baixa e ir aumentando a temperatura gradativamente. Essa atitude evita danos por excesso de calor em tecidos mais sensíveis e ainda ajuda a economizar energia no final do mês.

Mas qual é a temperatura ideal de cada tecido?

"Existe uma temperatura adequada a cada tecido; os ferros variam entre 85ºC a 230ºC e por isso é tão importante ajustar o seletor de acordo com o tecido a ser passado. Altas temperaturas em tecidos delicados vão queimar as fibras e deixar brilho e manchas, assim como temperaturas baixas ou médias não deixarão as fibras naturais como linho e jeans bem lisas. Uma única temperatura não é suficiente para atender de forma eficiente todos os tecidos", recomenda Flamarion Pirtouscheg.

Nylon e lycra, por exemplo, são dois tecidos supersensíveis e que requerem muito cuidado. Ambos devem ser os primeiros na fila de passar. O nylon é desamassado facilmente, por isso, é possível deixá-lo liso rapidamente e com a temperatura amena. Quando chegar a vez da lycra, é interessante passar o ferro com movimentos mais rápidos e deixar a base aquecida por pouco tempo em cima da roupa.

A seda pode ser o próximo na fila. Uma boa dica, para preservar a essência desse tecido é passar do lado avesso e sempre sem vapor. O veludo como também é brilhante, deve ser passado do avesso e ligeiramente umedecido.

Os sintéticos são muito fáceis de passar. É preciso apenas que as peças estejam bem abertas sobre a tábua e trabalhar com movimentos rápidos com o ferro. Agora, tanto lã quanto o algodão, são tecidos que exigem maior temperatura e que requerem umidade na hora de passar. O último da fila é o jeans. A temperatura precisa estar alta e usar bastante vapor é a solução para facilitar o processo.

Posso passar o ferro em cima de botões e zíperes?

O certo é não passar o ferro nesses acessórios. Basta abrir essas partes e passar delicadamente ao redor. Isso evita riscos que podem reduzir o deslizamento na base do ferro. Os modelos da Electrolux, por exemplo, contam com borda salva-botões, ponta mais fina que garante maior precisão e acabamento perfeito para qualquer tipo de peça e base resistente a riscos.

Eu preciso limpar o ferro? Como?

Sim. Pelo menos uma vez por mês o ferro deve ser limpado para evitar que acumule resíduos nas saídas de vapor. Para limpar, uma boa opção é usar uma mistura de 2/3 de água e 1/3 de vinagre no copo. Passar gentilmente com uma esponja na base e retirar o resíduo com pano macio e úmido. Em relação ao reservatório de água, vale ressaltar que não deve ser colocado nenhum tipo de líquido ou produto de limpeza dentro desse compartimento, pois pode reduzir o tempo de vida útil do ferro. Também deve-se fazer a autolimpeza sobre a pia com cuidado, pois sairá água quente e vapor pelas saídas de vapor, também uma vez por mês.

O que é vapor vertical e quando posso usá-lo?

Esse é um recurso do ferro de passar ideal para usar em roupas que já foram passadas e amassaram com o tempo. Além disso, essa opção é boa para remover odores das roupas, como cigarro e cheiro de guardado, pois se utiliza de um jato muito forte de vapor que entra nas fibras e eliminam as partículas desses cheiros. Além disso, permite alisar as roupas direto do cabide.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais