Buscar no site

As 7 melhores virtudes que uma pessoa pode ter

Reconheça suas virtudes e coloque-as em prática para elevar sua autoestima.

https://www.familia.com.br/

  • 13/01/22
  • 17:00
  • Atualizado há 117 semanas

Todos nós temos virtudes, talvez alguns mais do que outros, embora às vezes seja difícil para nós reconhecê-las e aceitá-las porque nossa autoestima foi ferida. Sem dúvida, identificá-las para pô-las em prática fortalecerá nosso amor-próprio, ou seja, fará com que nos sintamos bem com nós mesmos.

As pessoas que reconhecem suas virtudes geralmente são bem-sucedidas, resilientes e invejáveis, pois brilham por onde passam, simplesmente porque seu nível de vibração e energia está no máximo, o que contagiará qualquer pessoa à sua volta. Não espere que outra pessoa lhe diga as virtudes que você tem, pois se estiver em um estágio de negação, será difícil acreditar no que os outros veem em você.

Pois bem, as virtudes listadas a seguir são aquelas que as pessoas mais bem-sucedidas costumam ter. Agora é a hora de identificá-las e, caso não as tenha, modificar alguns hábitos ou atitudes negativas que o estejam impedindo de fortalecer o seu amor-próprio.

Procure dentro de você

Embora a maioria das pessoas de sucesso tendam a ter algumas virtudes em comum, tenha em mente que as encontrar e colocar em prática fará de você uma pessoa única e especial, pois embora as virtudes sejam, digamos, "gerais", cada pessoa é diferente, pensa e age de forma diferente, o que enriquece a personalidade e a identidade de cada pessoa que as explora.

Quais são as virtudes que uma pessoa de sucesso pode possuir?

1. Prontidão para ajudar

Uma das virtudes mais valiosas é a disposição para ajudar sem esperar nada em troca. As pessoas com essa característica são consideradas verdadeiros anjos enviados do céu, simplesmente porque sua ajuda muda vidas. Essa virtude não apenas torna uma pessoa realmente valiosa para muitos, mas faz com que ela se sinta satisfeita consigo mesma.

Lembre-se de ajudar sem esperar recompensa ou gratidão, apenas aja e seja um exemplo para muitos.

2. Gratidão

Infelizmente, há pessoas que acreditam que merecem tudo e nunca valorizam o esforço que outra pessoa faz. Podemos defini-las, em uma única palavra, como ingratas. Quem tem a virtude da gratidão é, sem dúvida, bem-sucedido, pois tende a ser grato por tudo o que tem, vive o aqui e agora e, o melhor, sabe reconhecer o valor dos outros.

Agradeça não apenas às pessoas que o ajudam, mas pela própria vida, pelas oportunidades que recebe, pela saúde que tem, pela família, trabalho e amigos. Enfim, agradeça sempre a Deus pelo simples fato de viver.

3. Ser responsável

Pessoas responsáveis têm um caminho de sucesso. Ser responsável é se comprometer com o que você faz, ser apaixonado pelo seu trabalho, pela sua família e pela vida. Alguém assim jamais deixará as coisas inacabadas e lutará com tudo que estiver ao seu alcance para estar bem e se sentir gratificado consigo mesmo.

Não se age com responsabilidade apenas para obter recompensas. Agir assim reflete o nível de pessoa que você é, ou seja, mostra que é confiável. Quando os outros virem que você é uma pessoa responsável, eles abrirão automaticamente as portas para você, o que lhe trará muitas oportunidades novas.

4. Alegria

Alegria é uma virtude, sentir-se feliz e sorrir para a vida é algo que nem todo mundo faz. Não se trata de rir sempre ou ser o bobo da corte, mas de ver o lado positivo de todas as adversidades, de ser feliz por estar vivo e de aproveitar cada dia. A alegria é contagiante. Portanto, você vai estar rodeado de pessoas boas que vão desejar estar ao seu lado.

Também se refere a pensar positivo e saber encontrar o que há de bom em cada experiência ruim. Essa virtude torna as pessoas mais valiosas e bem-sucedidas.

5. Empatia

Colocar-se no lugar dos outros não é fácil, por isso é uma grande virtude ter empatia, pois o torna capaz de compreender as dores e dificuldades do outro, para apoiar, ouvir e ajudar.

A empatia o ajuda a reconhecer os sentimentos da outra pessoa, para entender porque ela age ou se comporta de determinada maneira. Isso é fundamental para poder melhorar a comunicação com os outros e, sem dúvida, resolver muitos conflitos que às vezes são desnecessários.

6. Coragem

Sabemos que a vida é complicada e que, muitas vezes, ela nos testa durante muito tempo. Porém, as pessoas que têm a virtude da coragem são bem-sucedidas por nunca desistirem, continuam lutando para conquistar seus sonhos e não se rendem até realizá-los.

Ser corajoso é mais do que vencer uma batalha, é aprender a enxergar as oportunidades da vida, é ser perseverante, constante, persistente e ter vontade de seguir adiante. Essas pessoas desejam e visualizam seu sucesso porque têm metas fixas, não hesitam em pedir ajuda para conseguir o que desejam, por isso são virtuosas.

7. Lealdade

A lealdade é uma virtude que não se resume apenas a ser fiel ao parceiro, mas a tudo o que se faz e em tudo o que se acredita. Ser leal a si mesmo é algo que muitos deixam de lado por simplesmente não tomarem decisões e terem medo de cometer erros. Lealdade é um compromisso consigo mesmo. Nada tem a ver com agradar aos outros.

Agora que identificou essas sete virtudes, é hora de colocá-las em prática para que se sinta bem consigo mesmo. Lembre-se de que o mais importante é você, e cultivar essas virtudes pode levá-lo a um caminho de felicidade.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Las 7 mejores virtudes que una persona puede poseer

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais