07 de Agosto de 2022
20º/30º
Entretenimento - Comportamento

Cabelos caem mais nos dias frios? Especialista responde e dá dicas de como evitar esse problema

A tricologista Viviane Coutinho elenca alguns cuidados para manter os cabelos lindos e saudáveis com as temperaturas mais baixas

É verdade que os cabelos caem mais nos dias frios. De acordo com a tricologista e membro-docente da ABT( Academia Brasileira de Tricologia) Viviane Coutinho, a resposta é sim. Isso pode acontecer devido a mudanças na rotina dos cuidados com os fios, como diminuição do número de lavagens, uso frequente de secadores, toucas e boinas e alta temperatura da água durante o banho.



"Esses hábitos nocivos podem ocasionar dermatite seborreica (caspa) e outras disfunções do couro cabeludo, que acabam levando a queda dos fios", explica a tricologista.



A profissional dá dicas de como manter o couro cabeludo e os fios saudáveis nos dias frios.



1- Não lave os cabelos com água quente



"A água muito quente tira toda a oleosidade natural do couro cabeludo, que produz uma maior quantidade de sebo para se defender, ocasionando inflamação e dermatite seborreica. Além disso, a água aquecida resseca os fios, que ficam ásperos. Uma dica é tomar banho primeiro e depois lavar o cabelo com água morna afastando o corpo da ducha".



2- Lave os cabelos com frequência



"O cabelo deve ser lavado com frequência mesmo no frio, para não acumular resíduos no couro cabeludo e manter a região higienizada. O número de lavagens ideais varia, mas nunca fique vários dias sem lavar. E lembro de sempre aplicar o shampoo no couro cabeludo massageando suavemente e deixando uns 2 minutos de pausa".



3- Prefira secar o cabelo ao natural



"Seque o cabelo ao natural. Caso faça uso do secador, coloque em temperatura morna, mantendo uma distância de cerca de 30 cm da cabeça e não deixe de usar o protetor térmico".



4- Não durma com os cabelos molhados



Nos dias frios, os fios demoram mais a secar, mas não durma com o cabelo molhado para evitar a dermatite seborreica, doença inflamatória caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas no couro cabeludo.



5- Diminua o uso de ferramentas quentes



Exagerar no uso de secador, chapinhas e babyliss prejudica a saúde do couro cabeludo e ainda danifica o fio, deixando-o mais frágil e quebradiço, o que pode causar mais perda de cabelo. Além de moderar, nunca deixe de usar protetor térmico nos fios antes, pois ele age como uma proteção ao calor dessas ferramentas.



6- Aplique shampoo a seco apenas em uma emergência



"O shampoo a seco é uma solução paliativa para situações de emergência. É aquele recurso que te salva quando não dá para lavar os fios, mas não substitui a higienização, apenas serve para dar aquele help. Aliás, quando se utiliza o produto em excesso, ele pode até mesmo prejudicar a saúde dos fios".



7- Modere o uso de toucas e gorros



O uso exagerado de toucas e gorros bloqueia a respiração do couro cabeludo e pode aumentar a oleosidade da área, facilitando o aparecimento de disfunções, que podem ocasionar a queda. Evite, principalmente, se o cabelo estiver sujo.



Se a queda dos for acentuada e chamar a atenção, é importante marcar uma avaliação capilar para investigar as causas do problema.



"A partir dessa etapa, o especialista faz um acompanhamento do tratamento proposto, que é totalmente personalizado e voltado para as necessidades do couro cabeludo e da fibra capilar", acrescenta. "Sem deixar os cuidados básicos de lado, é possível ter um cabelo saudável durante o ano todo", finaliza Coutinho.
Bem-Estar
+ VEJA TAMBEM