Buscar no site

Destinos bate e volta em SP para Corpus Christi

Conheça três lugares perto da capital paulista para viajar no feriado

Conexão 123

  • 15/06/22
  • 14:00
  • Atualizado há 96 semanas

O feriado de Corpus Christi é uma solenidade religiosa comemorada sempre numa quinta-feira e, neste ano, cai em 16 de junho. Os trabalhadores que ganham esse ponto facultativo no calendário podem celebrar por meio de festividades tradicionais em diversas regiões do Brasil, além de descansar e viajar para novos lugares.

Com o intuito de ajudar os turistas que têm poucos dias de folga mas ainda desejam passear durante o feriado, a 123milhas selecionou três destinos bate e volta em São Paulo para o Corpus Christi: São Roque, Embu das Artes e Guararema.

São Roque

Localizado a aproximadamente 70 km de São Paulo, São Roque é um município paulista com clima interiorano. A viagem de carro leva, em média, uma hora, e também é possível fazer o trajeto de transporte público ou de ônibus, deslocamento realizado por empresas especializadas.

Entre as opções de passeios, alguns se destacam, como a Rota do Vinho, principal atração turística da região. Fazem parte do roteiro 30 estabelecimentos, como ótimos restaurantes, vinícolas e adegas. O tour também conta a história e a tradição da produção da bebida no local. A natureza deslumbrante da Mata Atlântica se torna um atrativo à parte para todos contemplarem.

A vinícola Vila Don Patto, centro gastronômico especializado em pratos portugueses e italianos, e a Vinícola Canguera, eleita a mais bonita de São Roque, são as mais visitadas da rota.

O Sítio Santo Antônio, a Igreja Matriz de São Roque, a Casa Grande e a Capela do Sítio de Santo Antônio são outros pontos turísticos importantes para conhecer o passado colonial da região.

Outro passeio interessante é a visita à Estação Ferroviária. A parada de trens de carga foi construída em 1930 e desativada em 1999. Atualmente, o local recebe diversos turistas que buscam admirar a beleza arquitetônica dos trilhos e vagões. Para contemplar as paisagens de São Roque sob outro ângulo, é possível visitar o Morro do Cruzeiro e o mirante, que ficam a apenas 550 metros da Estação.

A trilha do Morro do Saboó é mais uma alternativa de passeio destinado aos mais aventureiros. Para atingir o topo de um dos lugares mais altos da cidade, com mil metros de altitude, é necessário fazer uma trilha de nível de dificuldade médio que dura cerca de 40 minutos.

Já o acesso ao Mirante do Saboó é mais tranquilo. O lugar está localizado antes de chegar a São Roque pela Rodovia Castello Branco, na Estrada do Morro do Saboó, e a entrada é gratuita.

Existem mais atividades divertidas e radicais para fazer em São Roque, como no Ski Mountain Park, complexo de entretenimento de mais de 300 mil m². No espaço é possível praticar ski, snowboarding, arco e flecha, arvorismo, paintball e muito mais. O estabelecimento ainda oferece restaurantes, quiosques, lojas de souvenirs, cafeterias e lanchonetes.

Divulgação - A Rota do Vinho não pode faltar na sua programação - Foto: Divulgação
A Rota do Vinho não pode faltar na sua programação - Foto: Divulgação

Apesar de a área urbana do município não ser muito grande e a utilização de veículos ser opcional, boa parte dos pontos turísticos de São Roque não pode ser acessada a pé, devido à distância entre eles. Por isso, é preciso planejar um roteiro bem elaborado, para não ter nenhum problema. Porém, existem linhas de ônibus e há a opção de solicitar carro por aplicativo, se precisar.

Embu das Artes

Embu das Artes, situada a aproximadamente 32 km do Centro Histórico de São Paulo, é uma cidade com charme ímpar e perfeita para quem busca passeios de bate e volta em SP no Corpus Christi.

Mesmo estando na região metropolitana, o município possui um clima de interior aconchegante e atrações que agradam pessoas de todas as idades. O centro de Embu das Artes concentra os principais pontos turísticos, e, graças à curta distância entre eles, é possível visitar a maioria dos programas a pé, num único dia.

O local transpira arte e história, e a atividade turística gira em torno das feiras de artesanato, ateliês de artistas plásticos e exposições itinerantes. Além disso, a arquitetura colonial das ruas centrais, com suas casas coloridas e ruas de paralelepípedos, é uma atração à parte.

Além do mais, a sensação de estar no interior, somada às cores dos artesanatos expostos nas ruas de pedra e às árvores que oferecem sombra aos turistas, cria uma atmosfera inigualável de paz e tranquilidade.

Com postes antigos, canteiros de flores e paredes grafitadas por artistas locais, a Viela das Lavadeiras é o local preferido dos viajantes que gostam de guardar registros da viagem. Antigamente, a ruazinha era a principal rota para as mulheres que iam até o Rio Embu-Mirim lavar roupas.

O Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, com seu acervo de artefatos e imagens sacras dos séculos XVII ao XIX, foi tombado pelo IPHAN como Patrimônio Nacional e pode ser inserido no roteiro turístico. O funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 17h. A entrada custa R$ 15 por pessoa.

Um dos cartões-postais de Embu das Artes, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, construída em homenagem à padroeira da cidade, atualmente reúne diversas obras em seu interior. Aproveite para conhecer também a graciosa Capela São Lázaro, vizinha da paróquia.

As cachaçarias e empórios de bebidas artesanais também fazem sucesso entre os visitantes. Ambientes onde é possível comprar embutidos, queijos, geleias e doces feitos pelos próprios moradores da região.

Para os pequenos, a Cidade das Abelhas reserva brinquedos e atrações que explicam o funcionamento de uma colmeia, e o Parque Francisco Rizzo, área verde com mais de 200 mil m², é perfeito para fazer a alegria da criançada.

Divulgação - A Praça do Engenho é charmosa e cheia de obras de artes e lojas de artesanato - Foto: Divulgação
A Praça do Engenho é charmosa e cheia de obras de artes e lojas de artesanato - Foto: Divulgação

Guararema

Guararema é outra sugestão de passeio bate e volta em São Paulo para fazer no Corpus Christi. Com boa infraestrutura de comércios, restaurantes e hospedagens, a cidade fica no Vale do Paraíba, a cerca de 65 km de Guarulhos, ou uma hora de carro, e oferece programação completa para os turistas que a visitam.

Além dos passeios históricos e culturais, as paisagens naturais, como rios, lagos, costões rochosos e a área verde preservada, garantem momentos tranquilos ao ar livre. O Recanto do Américo, também conhecido como Pau d'Alho, abriga uma árvore centenária com 33 metros de altura e é o melhor lugar da região para contemplar a natureza e o Rio Paraíba do Sul.

Aos apaixonados por aventura e esportes radicais, como o trekking, o Parque Municipal Ilha Grande, a Cachoeira do Putim e o Parque Municipal da Pedra Montada são passeios imperdíveis para a prática de ecoturismo.

Quem deseja contemplar a paisagem de Guararema por outra perspectiva, pode visitar o Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino. Localizado no alto do Morro do Gerbásio, o espaço funciona das 9h às 20h, de terça a domingo.

Já a Passarela Casimiro Lemes da Silva é o cenário perfeito para um registro fotográfico. A enorme estrutura metálica liga o centro ao bairro de Itaoca e apresenta uma vista panorâmica da região.

A Igreja Nossa Senhora D'Ajuda, a Igreja Nossa Senhora da Escada e a Igreja de São Benedito impulsionam o turismo religioso e narram um pouco o passado colonial da cidade. Assim como o Memorial Origens de Guararema, monumento histórico localizado em uma das principais avenidas do município e que presta homenagem aos imigrantes e trabalhadores que construíram a estrada de ferro.

Construída em 1876, a Estação Ferroviária de Guararema é um dos cartões-postais do destino e importante monumento. O edifício passou por uma série de reformas e atualmente comporta o passeio de trem que leva os turistas pelo Vale das Frutas.

A Velha Senhora, considerada uma das locomotivas a vapor mais antigas do Brasil, serve de guia para uma verdadeira viagem ao passado, percorrendo 7 km. A estação funciona às sextas-feiras, das 13h às 14h30, e aos fins de semana e feriados, das 10h às 14h30. O ingresso custa R$ 75 por pessoa e pode ser adquirido na bilheteria do local.

Divulgação - O passeio de trem em Guararema é um passeio famoso da cidade - Foto: Divulgação
O passeio de trem em Guararema é um passeio famoso da cidade - Foto: Divulgação

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias