Buscar no site

Fim de semana será repleto de atrações Culturais

Artesanato, Oficinas, Roda de Capoeira e Festa de Folia de Reis são alguns dos eventos do fim de semana

Assessoria

  • 12/01/19
  • 15:00
  • Atualizado há 275 semanas

Neste sábado (12), a partir das 17h, na praça central do Distrito da Varpa, a edição de Janeiro do FeirArt será realizada. Ainda no sábado, a partir das 20h, na Praça de Uso Múltiplo Aparecido de Barros "Caveira", acontece a oitava edição da Roda de Capoeira dos Amigos. Já no domingo (13), o tradicional Encontro de Bandeiras de Folia de Reis terá sua 27ª edição realizada.

O secretário interino de Cultura de Tupã, Eduardo Moretti, destacou a importância dos eventos e convidou a população para participar e prestigiar.

"Este fim de semana será rico de atrações culturais, pois terá três eventos em apenas dois dias, sendo eventos para todas as idades e preferências. Agradeço o apoio dado pelo prefeito Ricardo Raymundo e vice Caio Aoqui. Agradeço também as parcerias com a Associação de Moradores do Distrito da Varpa, Grupo Capoeira Marília-Brasil - Filial Tupã e Igreja Matriz de São Pedro para as realizações destes eventos. Convido a população para participar e prestigiar destes eventos juntamente com a família e amigos", disse.

FeirArt Especial de Férias

O projeto é realizado mensalmente pela Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação de Moradores do Distrito da Varpa, com o objetivo principal de fomentar a cultura por meio do artesanato e demais atrações artísticas de cada mês, divulgando com mais intensidade ao público os produtos produzidos no Distrito.

Segundo Silvana Nakamura, diretora cultural da Associação de Moradores do Distrito da Varpa, haverá atrações tradicionais, como feira de artesanato e praça de alimentação. Haverá também atrações especiais, como cama elástica para as crianças e a partir das 18h30 haverá oficina de pipa e oficina de shuriken, ambas ministradas pela associação.

8ª Roda de Capoeira dos Amigos

A roda contará com a organização do Contramestre 'Indião' e supervisão do Mestre 'Pereira'. Toda a população está convidada, sendo o uso de abadá opcional.

De acordo com o Contramestre 'Indião', a roda tem o objetivo de fortalecer, divulgar e socializar. Ele destacou que todos podem participar, respeitando os fundamentos, o próximo e as tradições.

Com o objetivo de mostrar um pouco desta modalidade esportiva, o Grupo de Capoeira Marília-Brasil - Filial Tupã se reúne mensalmente no segundo sábado de cada mês na Praça Aparecido de Barros "Caveira" (Praça do Estádio), sendo esta a oitava edição do projeto que sempre contou com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Tupã por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

XXVII Encontro de Bandeiras de Folia de Reis

No domingo (13), após a missa (20h30), na Matriz de São Pedro, será realizada a festa do XXVII Encontro de Bandeiras de Folia de Reis. As bandeiras que marcarão presença neste ano são: Grupo Baiano; Divino Espírito Santo, ambas de Tupã; Bandeira Passagem dos Reis Magos "Resgatando a Tradição" de Parapuã; Bandeira Estrela do Oriente, de Rinópolis e Bandeira Estrela D'alva de Pacaembu.

De acordo com o Padre Carlos Roberto dos Santos, pároco da igreja, a importância da Folia de Reis na tradição popular está ligada a uma antiga tradição da Igreja Católica, que celebra a visita dos Reis Magos ao menino Jesus no presépio.

O padre convidou a população para participar da festividade. "Infelizmente não estarei em Tupã, mas faço votos que todos participem e prestigiem esta grande celebração. Convido também para que, assim como os Reis Magos, a população traga presentes ao menino Jesus", disse.

A Igreja Católica celebra a Epifania do Senhor, popularmente conhecida como o Dia dos Santos Reis, anualmente em 6 de janeiro. A festa rememora a atitude dos Reis Magos, que segundo a tradição da Igreja eram três e saíram em uma jornada, seguindo a estrela guia, à procura do esconderijo de Jesus Cristo, para homenagear e presentear o menino com Ouro, Incenso e Mirra.

Durante os festejos, é comum que os adeptos à folia de reis utilizem fantasias coloridas, façam danças, toquem músicas típicas com diversos instrumentos, como violas, reco-reco, tambores, acordeões, sanfonas, pandeiros, gaitas, etc.

Serviço

Mais informações sobre o FeirArt, Roda de Capoeira dos Amigos e 27º Encontro de Bandeiras de Folia de Reis estão disponíveis no facebook, na página "Secretaria Municipal de Cultura de Tupã", pelas hashtags #culturatupa2019, #feirart, #feirart2019, #rodadecapoeiratupa '#foliadereistupa' e '#foliadereistupa2019', Instagram secretariadeculturatupa e pelo telefone (14) 3491-3015.

Receba nossas notícias em primeira mão!