Buscar no site

Roacutan: conheça mais sobre o remédio mágico no tratamento contra a acne

Redação AssisCity

  • 23/06/21
  • 16:00
  • Atualizado há 144 semanas

Todo mundo já passou, está passando ou vai passar pela fase da adolescência. Entre a infância e a vida adulta, está a fase dos amigos, das aventuras e das descobertas. Essa também é a época marcada pela puberdade e pelos hormônios que trazem para muitos adolescentes os indesejáveis problema com a acne.

Dos 14 aos 21 anos é provavel que a maioria das pessoas tenha algum tipo de problema com espinhas, cravos ou outros tipos de inflamações cutâneas, principalmente na pele do rosto. Infelizmente para muitos jovens esse problema é tão critico que afeta para sempre não só o físico mas também o emocional.

Há diferentes formas de tratamento, mas para certas pessoas a acne é tão severa que sabonetes, cremes ou até antibióticos simplesmente não funcionam e o jeito é optar por métodos mais fortes. O mais famoso é o Roacutan (muito provável que já tenha ouvido falar caso tenha tido problemas com acne), um remédio que comprovadamente melhora 80% dos casos severos de acne. Apesar da alta taxa de sucesso desse tratamento, os efeitos colaterais para o uso desse remédio são diversos e devem sempre ser levados em consideração.



Um médico devera ser consultado para a prescrição e o acompanhamento do tratamento com Roacutan, mas por enquanto você poderá se informar melhor sobre esse mágico remédio bem aqui. Continue lendo e entenda o que é o Roacutan, como funciona, quais são os efeitos colaterais, quando o uso é indicado e quais cuidados você deve ter com a sua pele durante o tratamento.

O que é?

O Roacutan é um remédio vendido sob prescrição médica destinado para o tratamento de casos severos de acne. Esse medicamento é derivado de um produto natural, a vitamina A e é da mesma familia do retinol. Podendo também ser chamado de isotretinoína, ele é vendido no formato de pílulas que devem ser ingeridas e o tratamento dura de 3 a 8 meses.

São poucos os remédio que comprovadamente são capazes de dar um fim aos problemas com a acne, o Roacutan é um deles e para muitas pessoas esse remédio não só melhorou a aparência física, como também melhorou a auto estima de muitos jovens e adultos.

Mas atenção, segundo a Adminstração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos, esse remédio é considerado de alto risco, podendo apresentar efeitos colaterais duradouros. Assim, o uso do Roacutan é recomendado apenas para pessoas com problemas críticos de acne e o seu tratamento deve ter o acompanhamento de um especialista. Apesar de ser liberado no Brasil e distribuido pelo SUS, em alguns países como os Estados Unidos o seu uso foi proibido.

Roacutan é composto pela isotretinoína
Roacutan é composto pela isotretinoína

Como funciona?

O Roacutan é uma droga antinflamatória que ataca as glandulas sebáceas da pele e reduz a produção de óleo realizada por elas. Com uma baixa produção, o numero de bactérias que causam a acne também é reduzido, dimiuindo o risco de inflamações cutâneas e prevenindo que espinhas e cravos (acne) se desenvolvam.

Entretanto, o Roacutan não foi feito para tratar todo e qualquer tipo de acne, para a sua utilização os dermatologistas alertam que a sua pele deve estar em um estado critico com nódulos dolorosos, sistos subcutâneos e vermelhidão para você considerar o tratamento via Roacutan.

Quais são os efeitos colaterais?

Apesar de ser um remédio mágico, o uso do Roacutan (isotretinoína) apresenta diversos efeitos colaterais. Dessa forma, ele é usado apenas em casos severos de acne e mesmo assim, como o plano C, onde o A e o B, onde pomadas tópicas e o uso de antibióticos falham no tratamento.

É aquele ditado, nada é só bom ou só ruim. Juntamente aos efeitos positivos no combate a acne que o Roacutan pode oferecer, o uso do medicamente tambem trás sérios efeitos colaterais que merecem extrema atenção. A grande maioria afirma que os primeiros sinais são o ressecamento dos lábios e do cabelo, tornando os fios quebradiços. Já alguns relatam uma maior tendência a problemas psicológicos desde desânimos até depressão associada ao uso de isotretinoina (Roacutan).

De fato os efeitos colaterais psicológicos não podem ser explicados cientificamente até então, entretanto, é importante levar esses relatos em consideração durante o tratamento. Além disso, comprovadamente, o fato desse remédio inibir a produção de óleo pela sua pele deixa ela mais sensivel, aumentando a frequência de lábios rachados, dermatites, coceira e vermelidão. A pele também fica super frágil quando em contato com o sol, fazendo com que queimaduras solares ocorram com maior facilidade.

O Roacutan é contra indicado para pessoas gravidas, em estágio de amamentação ou com deficiencia nos rins. A atenção deve ser redobrada durante o tratamento em pessoas com diabetes, depressão ou com qualquer deficiencia neurológica. Por isso é recomendado que a pessoa que esteja fazendo o tratamento de acne com o uso do Roacutan fique atenta e monitore junto ao médico qualquaisquer possíveis sinais de efeitos colaterais, tanto físicos e psicológicos.

Quais os cuidados devo ter com a minha pele durante o tratamento?

Apesar dos efeitos colaterais é possível sim manter uma pele e um cabelo forte e hidratado durante o uso do Roacutan. A forma que a isotretinoina funciona no corpo faz com que ocorra uma baixa produção de óleo pelos poros, fazendo com que a camada oleosa protetora não exista mais. Dessa forma, os cuidados que você deve ter com os seus fios e com a sua pele devem ser redobrados durante o tratamento.

Para lábios ressecados o ideal é passar sempre manteiga de cacau ou algum outro protetor labial, evitando com que haja o ressecamento dos lábios. A dica é dormir sempre com bepantol ou hipoglóss pomada. Já para os cabelos vale a pena apostar em cremes com muitas proteínas para fortalecer os seus fios. As opções são muitas, mas a dica da dermatologista vale mais que ouro!

Para os cuidados com o sol é recomendado usar filtro solar no dia a dia, tanto no rosto quanto no corpo. Ah, e é claro! Beba bastante água e se hidrate!

Confira alguns produtos que foram indispensáveis para diminuir os efeitos colaterais do tratamento:

1 - O Cicaplast, da La Roche-Posay. É uma pomadinha indicada para queimaduras, rachaduras, manchas, entre essas coisas. A marca também possui um Cicaplast próprio para boca, mas você pode optar pelo BAUME B5, pois não serão apenas as bocas que gritarão por hidratação, vale a pena o investimento!

2 - Protetor solar é indispensável durante o tratamento, principalmente por ser proibido tomar sol. Você pode optar por esse da La Roche-Posay, especial para pele oleosa com tendência à acne e com base! Usar protetor solar com base é uma ótima dica para quem possui acne, a cobertura não é perfeita, mas não deixa a pele nojenta como a base.

3 - Os meses vão passando e com isso todo o corpo vai ficando muito seco e a pele muito sensível. Até as pernas podem começar a rachar, e então tem um creme de ureia da La Roche-Posay perfeito para hidratação do corpo. O cheiro não é tão agradável mas compensa pela hidratação de longa duração real.

4 - Pra quem usa lente de contato um colírio indicado para usar durante o tratamento foi o Hylo Gel, e o que dá pra usar no pós Roacutan é o Systane. O Hylo é muito melhor, sem dúvidas, mas seu preço é beeem salgadinho, portanto o Systane quebra o galho!

5 - Por último, mas não menos importante, vem a água termal. Por ser rica em mineiras antioxidantes ela penetra na pele hidratando-a e deixando mais calma, sem vermelhidão.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos