Buscar no site

AEASSIS em parceria com CREA-SP e MÚTUA realiza curso sobre Aplicação de Drone na Engenharia

Na oportunidade foi apresentado a necessidade da segurança no manejo do equipamento, contextualização referenciada a respeito do tema, prática de pilotagem e por fim o processamento de imagens gerando uma imagem 3D

Ello Comunica

  • 11/11/21
  • 09:00
  • Atualizado há 128 semanas

A AEASSIS - Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Assis e região promoveu nos dias 22 e 23 de outubro, em parceria com o CREA-SP e MÚTUA, o curso sobre Aplicação de Drone na Engenharia. No dia 15 de outubro, às 19h, teve a parte teórica online. As aulas práticas aconteceram no auditório da Associação.

Na oportunidade foi apresentado a necessidade da segurança no manejo do equipamento, contextualização referenciada a respeito do tema, prática de pilotagem e por fim o processamento de imagens gerando uma imagem 3D. Além de contar com um equipamento térmico para realização de laudos em vistorias nos mais diversos ramos de atividade, sendo mais uma oportunidade de aprendizagem e empreendedorismo para cada participante.

O professor Ítalo Azeredo explicou que as áreas da Engenharia já utilizam o equipamento para a prestação de diversos serviços, desde a vistoria de obras até intervenção de pragas em plantações. "Qualquer trabalho de engenharia pode utilizar o drone para facilitar os trabalhos. Tivemos diversos momentos de aulas práticas e muitos deles não sabiam manusear o equipamento. Foi uma troca de experiências muito rica e criamos até um grupo de trabalho para continuar tirando dúvidas, estudando mais e ainda fazer networking".

Divulgação - Curso aconteceu em outubro com atividades práticas e teóricas - Foto: Divulgação
Curso aconteceu em outubro com atividades práticas e teóricas - Foto: Divulgação

Para o diretor da AEASSIS e Engenheiro Agrônomo, Luciano Barros, o aproveitamento do curso foi 100%. "Aprendi bastante com novas informações e saí satisfeito com o conteúdo passado a todos em vários níveis desde aquele que nunca tinha manuseado o equipamento até aquele que já tinha certo conhecimento".

Na opinião do Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho, Sergio Vasconcelos, foi um dos melhores cursos que já participou. "Instrutivo, prático e abre novas oportunidades de negócio para o meu trabalho".

Divulgação - Alunos receberam certificado da conclusão do curso - Foto: Divulgação
Alunos receberam certificado da conclusão do curso - Foto: Divulgação

O Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho, diretor da AEASSIS, Eduardo David Figueiredo, acredita que a modernização da topografia criou novos horizontes e um deles é o advento dos drones como ferramenta de trabalho para a engenharia. "Em tempos atuais podemos realizar um levantamento planialtimétrico cadastral de uma propriedade, seja ela urbana ou rural, com grande precisão facilmente fazendo uso de lentes modernas que capturam imagens e seguidamente são processadas em softwares cujos algoritmos auxiliam na organização das fotos, triangulação das coordenadas e texturização de objetos, e tudo isso foi possível com a junção dessas tecnologias existentes com o equipamento chamado "Drone", ressaltou.

Receba nossas notícias em primeira mão!