29 de Janeiro de 2023
20º/30º
Notícias - Destaque

Afinal, como funcionam os aparelhos auditivos? Mitos e verdades sobre o assunto

Grupo Binaural de Assis fica na Av. Rui Barbosa, 871

Saber como funcionam os aparelhos auditivos pode te ajudar a entender melhor a importância desses equipamentos capazes de proporcionar qualidade de vida para quem sofre com perda auditiva.

Ao contrário do que muitos pensam, os aparelhos auditivos cumprem uma função mais importante do que "apenas" amplificar o som e, à medida que a tecnologia avança, suas funcionalidades também evoluem.

Sendo assim, neste artigo, vamos explicar quando eles são indicados e como funcionam. Fique conosco e descubra!

Aparelhos Auditivos: o que são e para que servem?
Primeiramente, é interessante entender que os aparelhos auditivos são dispositivos elaborados prioritariamente para emitir sons altos para quem tem algum grau de perda auditiva.

Isso possibilita melhor comunicação, interação e independência durante a realização de atividades cotidianas.

Contudo, graças aos avanços tecnológicos, os aparelhos auditivos modernos não só amplificam o som das vozes, como também filtram os ruídos do ambiente, possuem controle de volume e até mesmo se conectam com dispositivos (smartphones e tv) via bluetooth.

Quando são indicados?
O primeiro passo a ser dado ao identificar qualquer um dos sinais de perda auditiva é buscar um médico otorrinolaringologista, que vai fornecer o diagnóstico e definir a linha de tratamento mais apropriada para você.

Através de exames específicos (como audiometria, por exemplo), o profissional da saúde vai saber se os aparelhos auditivos são o melhor caminho a seguir e qual dos diversos modelos se adequam a sua necessidade e estilo de vida.

As causas mais comuns de déficit auditivo, são:

- traumas e acidentes;
- vírus, bactérias e fungos;
- envelhecimento natural;
- pressão alta;
- obesidade;
- diabetes;
- osteoporose.

Como funcionam os aparelhos auditivos?
De maneira geral, os aparelhos auditivos são compostos por amplificador, microfone e receptor, funcionando da seguinte maneira:

- Os microfones captam, processam e amplificam as ondas sonoras, transmitindo-as para o receptor;
- O molde auricular, tubo e olivas enviam essas informações sonoras diretamente para o ouvido interno;
- No ouvido interno, as ondas sonoras são convertidas em sinais elétricos e enviados para o cérebro;
- Esses impulsos elétricos são captados pelo cérebro, que os interpreta como sons.

Esse é o funcionamento básico dos aparelhos auditivos, mas existem modelos com diferentes tecnologias aplicadas e que podem alterar um pouco a ordem e função de seus mecanismos internos, sempre visando mais potência e clareza de som.

Por contarem com diversos recursos de otimização da captação de ondas sonoras, é importante conversar com seu médico fonoaudiólogo para entender todas as características de cada modelo, descobrindo assim, qual é a melhor opção para você.

Conclusão
Enfim, entender como funcionam os aparelhos auditivos pode ser o que você precisava para dar o primeiro passo, procurar um médico otorrinolaringologista, um fonoaudiólogo e descobrir qual é o dispositivo certo para você.

Depois, basta procurar a Binaural — que possui mais de 35 anos de experiência em aparelhos auditivos — e conferir todos os nossos produtos modernos e incríveis.

Agora, se você já chegar na sua primeira consulta se sentindo preparado, é só acessar esse nosso artigo e conhecer os principais modelos de aparelhos auditivos disponíveis no mercado.

Serviço:
Grupo Binaural
Endereço: Av. Rui Barbosa, 871
Telefone: (18) 3323-9108
Whatsapp: (18) 99706 2811
Site: Unidade Assis
Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira, das 08h às 18h
Divulgação
+ VEJA TAMBEM